26/09/2017

Assessoria de Comunicação Institucional UEMG Unidade Passos

Estudantes do Curso de Engenharia Ambiental da UEMG Unidade Passos estiveram, no dia 20 de setembro, no município de Alpinópolis e São João Batista do Glória para uma visita técnica nas instalações das empresas Laticínios Sanmariana e Fazenda Tucaninha, respectivamente. Sob a orientação da professora mestre Tereza Cristina de Faria Kraüss Pereira, através da disciplina 'Projeto de Gestão Ambiental', os estudantes tiveram a oportunidade de visitar empreendimentos do setor agroindustrial leiteiro.

A visita foi idealizada com intuito de subsidiar a elaboração de um projeto de gestão ambiental previsto no conteúdo programático da disciplina. A escolha dos dois empreendimentos foi estratégica por pertencerem a uma cadeia de produção relevante para formação do PIB da região, como também pelo caráter complementar que os envolve - a versão atualizada da NBR ISO 14001/2015 enfatiza que nas avaliações de aspectos e impactos ambientais seja considerada a “perspectiva de ciclo de vida” dos insumos e serviços envolvidos no processo.

As empresas selecionadas apresentam características distintas, o que propiciou muitos questionamentos sobre o tema, previamente discutido em sala de aula. No Laticínio Sanmariana, todas as etapas do processo produtivo foram abordadas e explicadas pelo gerente geral Sr. Juarez, que responde pela gestão ambiental, processo produtivo e financeiro da indústria. O Laticínio, embora não tenha um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) implantado, possui uma gestão voltada para a documentação legal e muito comprometimento com a questão ambiental como parte da sustentabilidade empresarial.

Na Fazenda Tucaninha, a gerência do setor leiteiro é atribuída a um dos proprietários, o zootecnista Prof. Ricardo Godinho. Lá se podem observar diversos procedimentos característicos de SGA, como também a inter-relação entre o social, econômico e ambiental. Todos os questionamentos realizados pelos alunos foram respondidos pelo Prof. Ricardo Godinho.

Percebeu-se o amadurecimento dos alunos, tanto nas questões elaboradas, quanto em seus comportamentos engajados. Para a Profª Tereza Cristina a visita proporcionou muitos benefícios, dentre os quais salientou “a importância da relação teoria e prática na construção e desenvolvimento de conhecimento dos alunos. Fiquei encantada com o comprometimento, amadurecimento e interesse dos alunos de modo geral. Todos os questionamentos e participações foram de total pertinência. A proposta seguirá e culminará em um debate em sala de aula, ocasião em que cada aluno terá oportunidade de se expressar individualmente, depois de concluído o projeto em grupo. Essa dinâmica possibilita desenvolver trabalho em equipe, como também aprimorar a capacidade de se expressar, de analisar criticamente e elaborar proposição de medidas de prevenção e controle, dentre outras habilidades”.

Na visão da estudante Letícia Bueno “o conhecimento prático transcendido na visita ao Laticínio Sanmariana forneceu subsídios para desenvolvimento do projeto da disciplina de Projeto de Gestão Ambiental, revelando a prática de um fluxograma de indústria de laticínios, as dificuldades enfrentadas pelos funcionários quanto às práticas ambientais e legislações pertinentes. Já na Fazenda Tucaninha, a visita proporcionou um conhecimento técnico específico da matéria prima (leite), forma de operação e manuseio do mesmo, facilitando assim o entendimento do sistema num todo".

A estudante Ana Cristina Castro ressaltou: “a visita técnica demonstrou a suma importância da conscientização ambiental de ambas as empresa, e a preocupação com desenvolvimento sustentável de forma a mitigar os impactos gerados por elas ao meio ambiente”.

Já o estudante Lauro Henrique Guimarães se sentiu lisonjeado com a recepção dos proprietários e disse: “é com um reconhecimento ambiental surpreendente que os empreendedores de hoje estão mais receptivos a se inovar com conscientização ambiental, cumprir seus deveres cidadãos e refletir um futuro mais inteligente e apto para mudanças de melhorias”. E finalizou: “Agradecemos a recepção de ambas às empresas que nos acolheram muito bem”.

Visita Técnica do 10º Período da Engenharia Ambiental – UEMG/Passos ao Laticínio Sanmmaria, no município de Alpinópolis (MG)

Visita Técnica do 10º Período da Engenharia Ambiental – UEMG/Passos na Fazendo Tucaninha, no município de São João Batista do Glória (MG)

PASSOS