12/07/2017

Redação Agência Escola

Os estudantes de Ciências Biológicas Licenciatura da UEMG Unidade Passos estão vivenciando experiências práticas a partir do trabalho realizado pelas professoras Sônia Lúcia Modesto Zampieron e Vera Lúcia Alves de Oliveira, no Centro de Ciências. Com o título “Proposta para melhoria do Ensino de Ciências na Rede Pública, a partir de experimentação e atividades lúdicas envolvendo a Astronomia”, a atividade conta com encontros semanais em que os discentes universitários têm contato direto com alunos do ensino fundamental.

O projeto começou em abril de 2017 e acontece até dezembro deste ano, a instituição de ensino participante é a Escola Estadual Abrão Lincoln. “Está sendo sensacional essa relação das nossas crianças com o universo lúdico proposto pelo Centro de Ciências, os estudantes estão aprendendo muito, conhecendo assuntos que vão além dos cronogramas de aula da escola”, comenta a diretora Cleonice R. M. Mendonça.

Para encerrar as atividades do semestre, a equipe do projeto promoveu dois encontros especiais, ocasião em que os estudantes da escola estadual apresentaram cartazes, paródias e coreografia, realizando um resumo do conteúdo estudado com a monitoria dos estagiários do curso de Ciências Biológicas Licenciatura.

Além dessa atividade, o Centro de Ciências oferece outros serviços para a comunidade, “Oferecemos palestras, oficinas, cursos de capacitação para professores, visitas monitoradas ao centro e ao planetário, atuando como suporte na educação de Passos e região”, explica Vera Lúcia.