Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG Unidade Passos

Os estudantes do 3º período do Curso de Biomedicina da UEMG Unidade Passos Ana Luísa Ferreira Giupponi, Luana Rossi Pereira, Caio César da Silva Teixeira e Pedro Pereira Orsalino, em parceria com discentes do 3º período do Curso de Enfermagem Bianca de Cássia Ferreira Silva, Lilian Gabriela de Souza, Barbara David Batista Couto e Matheus Gomes Nascimento estão realizando o Projeto de Extensão CAOS – Centro de Avaliação e Orientação em Saúde, sob a coordenação do Professor Mateus Goulart Alves, que busca desenvolver um posto de atendimento fácil e eficaz para estudantes e servidores da Unidade.

O objetivo do projeto é avaliar, orientar e intervir de maneira eficaz em situações comuns e de suma importância para a comunidade acadêmica, como teste glicêmico, aferimento de Pressão Arterial (P.A.), cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC) e intervenção em primeiros socorros. Atendimentos eventuais serão previamente divulgados, como triagem do estado nutricional, tipagem sanguínea e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O Projeto irá possibilitar aos estudantes, professores e servidores técnicos administrativos receberem avaliação, orientação e intervenção em eventos, necessidades e prevenção de agravos. As atividades serão realizadas em parceria com o Ambulatório Escola (AMBES), Centro de Avaliação Nutricional (CAN) e Laboratório de Análises Clínicas.

O coordenador do Projeto, Prof.º Mateus Goulart Alves, acredita que o CAOS atingirá ações de intervenção e promoção da saúde de maneira efetiva. “Espera-se que, após a criação do CAOS, estudantes, professores e servidores da Universidade, recebam ações e orientações de modo a intervir no processo saúde doença, ampliando a participação e controle social na defesa da qualidade de vida”.

O discente Gabriel Dornelas Viudes Garcia, 1º período do Curso de Biomedicina afirma que esse projeto será muito bom para todos da Universidade. “Com esse posto de atendimento será mais fácil pedir ajuda em caso de qualquer problema relacionado com a saúde”.

O posto de atendimento do CAOS fica ao lado do Laboratório de Bases Biológicas, no Bloco 01 (Principal) da Universidade e funcionará das 19h às 21h30 até o fim do ano letivo de 2017, seguindo o calendário acadêmico da UEMG Unidade Passos.