Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

19/04/2017

O Curso de Nutrição UEMG – Unidade Passos através do Centro de Atendimento Nutricional (CAN) reinaugurou sua nova instalação no dia 17 de abril, no endereço rua Sabará nº 164 – Centro | Passos. Com a nova estrutura os atendimentos serão ampliados e desenvolverão maior número de atividades junto à comunidade regional. A reinauguração contou com a participação dos docentes e discentes do curso, que prestigiaram o evento e realizaram atividades acadêmicas como avaliação nutricional e a preparação de um lanche altamente nutritivo.

Cabe destacar que no CAN funciona o Núcleo de Apoio à Criança com Obesidade (NACO). Neste são desenvolvidas diversas atividades de educação nutricional, incluindo, oficinas culinárias e apoio psicológico.

O novo local disponibiliza 3 salas amplas para atendimento e desenvolvimento das atividades, sua equipe está composta por uma monitora, um estagiário curricular e dois estagiários extracurriculares. A coordenação do CAN continua sob a responsabilidade da Prof.ª Dr.ª Jussara de Castro Almeida e o NACO sob a responsabilidade da Prof.ª Me. Vívian Freitas S. B. Silveira.

O evento foi destinado para o curso de Nutrição (docentes e discentes) e contou com a elaboração e degustação de um lanche altamente saudável (oferecido pela ex - acadêmica do Curso de Nutrição da UEMG a Nutricionista Jéssica Sabrina). Foi realizada apresentação institucional do CAN e NACO a comunidade acadêmica e estiveram presentes para prestigiar o evento a Diretora Acadêmica da Unidade Prof.ª Dr.ª Tânia Maria Delfraro Carmo e a Vice- Diretora Acadêmica e Diretora Administrativa Prof.ª Dr.ª Marisa da Silva Lemos.

O CAN fornece tratamento nutricional gratuito aos acadêmicos e funcionários da Unidade Passos além da comunidade regional. Os interessados podem procurar o local de maneira espontânea ou por meio de encaminhamento médico. As consultas individuais são realizadas por acadêmicos do curso de Nutrição, sob a supervisão de professores. Mediante o resultado do estado nutricional (principalmente com relação ao percentual de gordura corporal) são traçadas as estratégias nutricionais, considerando as necessidades e possibilidades de cada paciente/cliente. Todo tratamento é pautado na educação alimentar da família, de modo a promover a saúde e/ou auxiliar no tratamento de doenças.

Em 2016, foram atendidos 249 pacientes, com maior procura pelos tratamentos por indivíduos do sexo feminino, 88%. Com relação aos ciclos da vida, a maioria dos atendimentos continuou destinado aos adultos, 73%. Entre os que continuaram o acompanhamento nutricional, observou-se redução nas prevalências de sobrepeso (26%) e obesidade (22%), melhor controle glicêmico, da pressão arterial e perfil lipídico (triglicérides e colesterol), quando da presença de patologias, o que aponta eficácia da intervenção nutricional.

Além dos atendimentos e do NACO foram desenvolvidos projetos de pesquisa e extensão que envolveu acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Nutrição. Os projetos nos quais o CAN deu suporte, em 2017, foram, “Avaliação do conhecimento em nutrição de ingressantes dos cursos de graduação da área da saúde e sua associação com o estado nutricional” (projeto de pesquisa), “Obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia: prevenção e/ou controle através da nutrição” (projeto de extensão) e “Parâmetros bioquímicos e estado nutricional de ingressantes dos cursos de graduação da área da saúde” (projeto de pesquisa). Todos também aprovados com bolsas de iniciação científica pelos programas PAPq e PAEx da UEMG.

De acordo com a Coordenadora do Centro de Atendimento Nutricional (CAN) | UEMG - Unidade Passos, Prof.ª Dr.ª Jussara de Castro Almeida, ter hábitos alimentares saudável proporciona ao indivíduo uma melhor qualidade de vida. “Convidamos a população a aprender se alimentar de forma saudável e prevenir doenças”.

Segundo a estudante Natália Rosa Amaral, do 3º período do Curso de Nutrição, monitora do Centro de Atendimento (CAN), relata “a nova localização e estrutura irá proporcionar melhor acesso da população. Pretendemos ampliar o atendimento e fortalecer este trabalho junto à sociedade”.

De acordo com a estudante Marina Godinho, do 7º período do Curso de Nutrição, monitora do Laboratório de Técnica e Dietética, “o CAN proporciona a comunidade regional atendimento nutricional gratuito promovendo hábitos saudáveis”.

Maiores informações e agendamento de horários através dos telefones (35) 3529-8025 e (35) 3522-8826. Horário de funcionamento de 2ª a 6ª feira das 13:00h as 17:00h.