ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

17/04/2017

47 estudantes do curso de Medicina da UEMG, oferecido na Unidade Passos, visitam hoje o Campus Saúde da UFMG, em Belo Horizonte, para conhecer as estruturas e laboratórios especializados na anatomia do corpo humano.

A iniciativa é dos professores do curso, Luiz Camilo Teodoro Silveira e Pedro Messias da Silva, que enxergaram a parceria como um método para enriquecer a experiência curricular dos estudantes: “Embora tenhamos modelos sintéticos em nossos laboratórios na Unidade Passos, as peças artificiais não representam com inteira fidelidade a anatomia humana.  Assim, é essencial que os futuros profissionais tenham contato com a textura e formato naturais dos órgãos do corpo humano e a UFMG, por meio do professor Humberto Alves, foi bastante receptiva nesse contato conosco”, afirma Silveira.

O professor assegura que ações de intercâmbio de conhecimento entre Universidades é extremamente positiva para os alunos da área de Saúde e que já mantém conversas para a expansão dessa iniciativa. Segundo ele, à medida que os estudantes avançam no curso, também a complexidade deste aumenta, situação que favorece a aproximação com instituições com excelência em seus campos de atuação e que possam trazer acréscimos ao aprendizado dos bacharéis.

O Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina da UFMG receberá estudantes da primeira e segunda turmas de Medicina da UEMG. Lá terão amplo acesso a cadáveres, manequins, imagens e modelos do corpo humano.