31/03/2017

Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

Estudantes do curso de pós-graduação em Segurança do Trabalho da UEMG Unidade Passos conheceram as instalações da Usina Hidrelétrica de Furnas durante o mês de março. A visita técnica foi organizada pelo professor Edson Martins, coordenador do curso de Gestão Comercial e docente da pós-graduação. O objetivo foi alinhar o conhecimento teórico com a prática operacional de uma empresa de grande porte.

Acompanhados pelo professor, os estudantes participaram de palestra institucional sobre a empresa, bem como sobre o processo de funcionamento da Usina Hidrelétrica. Após as explicações, os alunos receberam EPIs e foram conhecer in loco as instalações da Usina, com as medidas de segurança no trabalho que são adotadas no desempenho das atividades.

De acordo com o professor Edson Martins, a teoria tem que estar alinhada com a prática obtendo assim resultados significativos para o desenvolvimento do conhecimento do aluno: "Vejo nestas visitas a oportunidade dos estudantes buscarem vincular seus conhecimentos adquiridos dentro de sala com a realidade do universo profissional, através da observação real de uma empresa em pleno funcionamento, com isso proporcionamos aos participantes uma formação mais ampla”.

Segundo o estudante da pós-graduação, Stéfano Monteiro Batista, “as aulas práticas juntamente com as visitas técnicas são de grande importância para a complementação da teoria em sala de aula. As visitas técnicas nos proporcionam vivenciar o dia a dia e a real atuação do engenheiro de Segurança do Trabalho na prevenção do acidente. Nós prevencionistas, atuamos em diversas áreas e temos que ter conhecimento dos campos de atuação".

A estudante do curso, Tamara Sandy Silva concede seu depoimento: "A visita técnica, para nós que estamos fazendo pós-graduação em engenharia de segurança do trabalho é fundamental, através dela podermos ver de forma prática e realista a importância da aplicação de normas e regras de segurança do trabalho e ver de maneira efetiva os riscos eminentes no posto de trabalho. A última visita realizada em Furnas Centrais Elétricas nos proporcionou um grande aprendizado além de nos motivar ainda mais em nos tornar bons profissionais de segurança do trabalho e melhorar as condições dos colaboradores das empresas em que formos atuar profissionalmente".  

 

 

PASSOS