31/03/2017

Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

O auditório do 12º Batalhão da Polícia Militar recebeu, na noite do último dia 23, a aula inaugural do curso de Serviço Social da UEMG Unidade Passos, que foi ministrada pela professora Maria Juliana Andrade Almeida. Mestre em Serviço Social pela UNESP de Franca e A. S. da Comarca do Município de Pratápolis, ela abordou o tema “Os desafios da prática profissional do assistente social na contemporaneidade”. Estiveram presentes no evento professores e estudantes do curso e representantes de diversas áreas do conhecimento.

Outro tema em pauta no evento foi "Os rebatimentos da crise contemporânea na intervenção profissional do (a) Assistente Social no espaço sócio jurídico”. A palestrante Juliana suscitou uma reflexão sobre todo embate atual vivenciado por profissionais e cidadãos afetados pelas determinações governamentais e a importância de entendermos a valorização do controle social, ao longo da trajetória histórica do Serviço Social até os dias de hoje.

A aula oportunizou a integração entre discentes calouros e veteranos e propiciou um momento de aprendizado específico para todo o curso, sem deixar de ressaltar a responsabilidade com o comprometimento à qualidade de atendimento das demandas emergentes da população merecedoras de acesso aos direitos sempre defendidos pela categoria profissional do Assistente Social.

A coordenadora de curso, Jane Borges Lemos Mattar agradeceu a presença de todos e principalmente pela oportunidade de reafirmar propósitos diante de uma realidade desafiadora a todos os brasileiros, cabendo ao espaço universitário incentivar discussões que fortaleçam seu enfrentamento com sabedoria.

Os estudantes elogiaram a fala da palestrante confirmando a necessidade de eventos que tragam acréscimo em sua formação. Juliana esclareceu vários pontos sobre a atuação profissional do Serviço Social, sobretudo no campo jurídico incentivando a ação educativa que o profissional desenvolve em suas intervenções. Socializou sua experiência desde início do Serviço Social Judicial contemporâneo e confirmou a necessidade de sempre acompanhar as novas conjunturas, tratando de uma profissão que estuda e trabalha em uma realidade difícil, exigindo dos Assistentes Sociais clara e firme posição a favor dos direitos das pessoas envolvidas nos serviços prestados. Estimulou o conhecimento em prol de uma politização dentre os profissionais e cidadãos em geral para não passar despercebidas fases importantes como essa vivida no nosso dia a dia.

O curso de Serviço Social da UEMG - Unidade Passos teve um marco positivo no início do semestre letivo e pretende dar continuidade ao longo do ano de 2017.

PASSOS