Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

30/03/2017

Estudantes da UEMG – Unidade Passos são finalistas na competição nacional Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE. Os estudantes que participaram da competição foram Altamir Junior dos Reis Torres, Anderson Veloso dos Santos, Daniel de Souza França, Gustavo Rodrigues de Oliveira, Isabella Carolina Araújo, João Pedro Reis de Oliveira, Maria Andressa de Paula Silva, Michel Nespoli Pelegrini, Natália Souza Oliveira, Stênio de Souza Silva, Vitor Bruno Da Silveira Guimarães, do Curso de Sistema de Informação e Carlos Henrique Fernandes do Curso de Engenharia de Produção.

A estudante Natália Souza, do Curso de Sistemas de Informação representou a Universidade UEMG – Unidade Passos na semifinal da competição e conquistou a segunda colocação, que classificou 4 alunos entre os 40 que irão para a final que será em Brasília, entre os dias 07 e 12 de abril. A Prof.ª Orientadora da discente foi a docente Prof.ª Vânia de Oliveira Borges, que durante toda o evento acompanhou os estudantes no processo.

Segundo a Professora Vania de Oliveira Borges, “desde 2015 os alunos de Passos vêm se destacando, ano passado tivemos 6 alunos classificados para etapa regional, sendo que um deles conquistou  o 1° lugar, mas infelizmente ninguém foi para final. Este ano eles se uniram e o resultado nos trouxe muita alegria. Por se tratar de uma competição nacional, a classificado do aluno em 1° lugar na fase regional e na sequencia uma aluna para a fase final é algo expressivo. Essa vitória foi possível graças ao planejamento e comprometimento dos estudantes. Eles criaram grupo para manter a motivação da equipe, bem como a troca de experiências, pois a disputa foi longa e com muitas tarefas.”

De acordo com a Vice Diretora Acadêmica e Diretora Administrativa da UEMG - Unidade Passos, Prof.ª Marisa da Silva Lemos pela primeira vez na história desta Unidade tivemos um número expressivo de aprovação no Desafio SEBRAE, “este é o resultado da capacitação de 120 professores e 40 servidores administrativos da Unidade, no Curso de Universidade Empreendedora em parceria como SEBRAE Passos nestes últimos dois anos. Esta capacitação visou a implementação de projetos e práticas acadêmicas voltadas a estimular disciplinas e atividades relacionadas à cultura empreendedora em cada área do conhecimento, que de uma certa forma foi refletido na visão de encarar desafios de nossos alunos. Esta capacitação ocorreu com facilitadores de alto nível do SEBRAE e estaremos dando continuidade a capacitação para os professores que ainda não participaram”.

Segunda estudante finalista Natália Souza, do Curso de Sistemas de Informação, “é preciso valorizar quem nos apoia. Toda minha cultura empreendedora  veio dos cursos EAD, jogos empreendedores do Desafio, e das palestras e eventos realizados pelo SEBRAE. Sem esta base, jamais conseguiria chegar nessa etapa, principalmente sem o apoio da Prof.ª Vânia de Oliveira Borges, uma das responsáveis pelo meu empoderamento. Quero ressaltar que meus amigos do Curso de Sistemas de Informação também foram fundamentais nessa conquista e  Gabriela Prado, que sempre me manteve informada sobre eventos regionais. Espero que esse prêmio possa servir de inspiração para novos jovens, que como eu sonham por um mundo melhor, acredito que se todo mundo começar a fazer um pouco, conseguimos mudar a nossa realidade para melhor”.

O Desafio Universitário   Empreendedor  do SEBRAE é uma competição nacional, que funciona por meio de plataforma virtual. Destina-se a estudantes de nível superior de instituições públicas e privadas, de qualquer curso. De caráter educacional, o objetivo é estimular atitudes empreendedoras nos jovens. Isso é feito por meio de uma série de atividades, que vão desde jogos virtuais a cursos de capacitação presenciais. Durante todas as etapas, os participantes precisam realizar tarefas que simulam a gestão de empresa, buscando soluções criativas para os desafios apresentados.

Para o estudante participar da competição o primeiro passo é realizar o cadastro no portal do Desafio Universitário Empreendedor e preencher o formulário com os seguintes dados: nome, data de nascimento, sexo, telefones de contato, dados de endereço, e-mail, CPF, instituição de ensino, senha e foto para o perfil. As inscrições são contínuas, podem ser realizadas em qualquer dia e a qualquer hora, ao longo do ano. Após as Etapas Estaduais, que ocorrem simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, os melhores colocados são convocados para a Etapa Nacional, onde são conhecidos os grandes campões do Desafio do ano.

A UEMG - Unidade Passos motiva o empreendedorismo na Universidade e em parceria com o SEBRAE Minas | Passos disponibilizou aos docentes da Unidade a capacitação empreendedora no ensino superior através do Curso Universidade Empreendedora.

Uma questão interessante para o participante é quem não for classificado para a última etapa pode continuar pontuando na plataforma e juntar pontos para a premiação do ano seguinte. No ato da inscrição ou ao longo do desafio, o participante pode indicar um professor conveniado a uma universidade para atuar como orientador nas etapas. Essa indicação é opcional.