Assessoria de Comunicação Institucional | UEMG - Unidade Passos

27/03/2017

O Laboratório de Análise de Solos da UEMG – Unidade Passos, coordenado pelo Prof.º Fernando Spadon, durante o mês de março / 2017 participou da Reunião Anual do Ensaio de Proficiência para fins agrícolas, no Instituto Agronômico de Campinas – IAC. A classificação do Laboratório da Universidade foi apropriada e obteve uma colocação privilegiada, se posicionando entre a média dos 10 melhores laboratórios em Analise de Solos do país.

Os temas discutidos no encontro foram apresentação dos resultados estatísticos de 2016, análises básicas, micronutrientes e granulométricas, proposta de alteração de critérios para concessão de selos 2018, projeto IPNI/UNESP/IAC – Levantamento da Fertilidade do Solo no Estado de São Paulo, revisando métodos de análise de solo por espectroscopia no infravermelho, verificação se é possível substituir métodos tradicionais, resultados de resíduos e substratos no Ensaio de Proficiência IAC, assuntos gerais, programação das atividades para 2017, selos para 2017, abertura para discussões, distribuição das amostras de solo e selos de qualidade, visita aos laboratórios IAC, tira dúvidas de problemas analíticos particulares, contato com fornecedores (visita aos stands) e demonstrações de equipamentos automatizados.

O Laboratório de Análise de Solos da UEMG – Unidade Passos representou a Universidade entre os 136 laboratórios participantes, situados em 13 estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso e mais oitos estados com menor número de participantes, além de seis laboratórios do exterior: Paraguai, Uruguai (2), Guatemala (2) e Angola.

O objetivo do encontro foi aprimorar a qualidade dos trabalhos acadêmicos, concedendo suporte aos mais diversos trabalhos científicos, buscando a melhora das análises de solos para fins agrícolas na prestação dos mais diversos serviços a comunidade, promovendo à uniformização de métodos e procedimentos ligados a análise de solo, divulgação e o uso para benefício desta e de futuras gerações.

O cronograma para 2018 tem como intenção aumentar o índice de acertos de resultados enviados pelos laboratórios participantes do programa para que permita adquirir os selos, divulgar os novos trabalhos em pesquisa com novas tecnologias em análise de solo, analise por varredura usando algoritmos, como também confirmação dos novos parâmetros analíticos realizados por comparação do método tradicional e por espectroscopia no infravermelho. A conquista do selo de qualidade vem da competência da equipe técnica, do rigor das análises efetuadas com critérios, normas seguidas com responsabilidade, precisão e principalmente com profundo respeito à comunidade, sendo todos esses itens alcançados pela UEMG – Unidade Passos.

O laboratório de Solos e Foliar da Universidade Passos, além das análises de solo e planta, realizam análises em calcário, vinhaça, fertilizantes minerais e orgânicos, ração, sal mineral, resíduos, entre outras determinações.

O objetivo principal, diz o Prof. Eng. Químico e Agrônomo coordenador do Laboratório de Solos e Foliar, Prof.º Fernando Spadon, além de proporcionar no âmbito acadêmico a pesquisa e vivenciar na prática tal aprendizado aos estudantes da UEMG, oferece desenvolvimento às aulas práticas e teóricas, visitas e trabalhos acadêmicos e de apoio aos professores.