22/02/2017

Assessoria de Comunicação Institucional – UEMG | Unidade Passos


Docentes do Curso de Medicina da UEMG - Unidade Passos participaram neste último sábado 18 de fevereiro, das 09 as 12h, no Bloco Principal, da Primeira Oficina Pedagógica do ano letivo de 2017. O objetivo foi atualizar o corpo docente das novas práticas de ensino procurando a melhoria contínua dos trabalhos desenvolvidos na Unidade. Os temas discutidos durante o evento foram “Conceitos e Estratégias inovadoras de ensino na área de saúde, Conceitos Básicos para E&A - Integração de Conteúdos, TBL e flipped classroom”.

O professor convidado para realizar a capacitação foi o Professor renomado Associado da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) Drº Valdes Roberto Bolella. Professor convidado e co-fundador do Instituto FAIMER-BRASIL de Educação para as Profissões da Saúde, desde janeiro de 2007. Ganhador do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação no ano de 2013 dentro da sua própria unidade (FMRP-USP) e também premiado, juntamente com mais 4 professores da USP, para receber o prêmio de Excelência pela Universidade de São Paulo. Pesquisador na área de educação médica, com ênfase em desenho e avaliação curricular, avaliação do estudante e internato médico. Autor dos livros: Bridging the gaps: Internato baseado em competências, Educação Baseada na Comunidade: aprendendo com a experiência Brasileira (2012), e Adesão: o presente e o futuro na luta para o controle do HIV/aids.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Medicina da Unidade Passos, Maria Paula Moares Vasconcelos, a importância da capacitação é  oferecer um curso igual ou melhor do que foi planejado. “Iniciaremos o segundo ano do curso em 2017, a intenção é dar continuidade as ações acadêmicas já implementadas integrando as disciplinas. Convidamos o Dr. Valdes que tem vasta formação e experiência nessa área, pois julgamos que será de grande valor para a formação de nossos alunos.

Segundo a diretora acadêmica da Unidade Passos, professora Tânia Marisa Delfraro Carmo, renovar o conhecimento expande as possibilidades de ensino em nossa instituição. “Como demonstração de reconhecimento a instituição agradece pelo excelente trabalho realizado. Este trabalho excepcional e organizado transforma a realidade do ensino, pesquisa e extensão em nossa Unidade e a vida das pessoas."

Estiveram presentes no evento os docentes do curso de Medicina, coordenadores da area da saúde da Unidade Passos e convidados da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

 

PASSOS