ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL | UEMG - UNIDADE PASSOS

 21/02/2017

 

Docente da UEMG - Unidade Passos, Coordenador Geral Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde Prof.º José de Paula Silva é colaborador do livro fotográfico “O sentido das águas”. O lançamento da obra foi realizado pela Prefeitura Municipal de Passos, no dia 16 de fevereiro, às 20h00 na Estação Cultura, que dá sequência às publicações “Caminho sobre as águas” e “Águas da esperança”.  A obra é a mais recente produção da Editora Plusinfo, e foca os municípios de Passos, Alpinópolis, São João Batista do Glória e Delfinópolis, expondo a história, cultura, natureza e ação do homem na região.

O premiado fotógrafo e professor José de Paula Silva é um dos nomes que se somaram à produção. “Ao definirmos a realização do livro, a primeira ideia que veio foi: temos que construir algo especial, que faça valer o ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. Boa parte das minhas fotos foi feita exclusivamente para o projeto e a mágica do livro é eternizar na fotografia - uma fração de segundos tão rápida que mal percebemos – a beleza que temos ao nosso redor”.

“O projeto tem a proposta de perpetuar as referências históricas e culturais dos municípios mineiros por meio de registros que valorizam seu povo, tradições e ambiente. O primeiro livro tratou as cidades de Formiga, Capitólio, Pimenta e Guapé. O segundo teve sob a mira das lentes: Boa Esperança, Três Pontas e Varginha. Agora viemos explorar as belezas das margens do Lago de Furnas e Rio Grande”, explica o produtor Luiz Ricardo Silva, que traz da capital mineira a equipe que trabalhou na elaboração, edição e finalização do livro.

Seguindo a mesma linha editorial dos anteriores, “O sentido das águas” continua na proposta artística fotográfica, mas desta vez dando oportunidade para os fotógrafos da região e também para os vencedores do concurso “Sentido do Olhar”, que tiveram suas fotos publicadas. “O principal objetivo deste concurso foi ampliar o reconhecimento e pertencimento da comunidade pela sua trajetória, fazendo com que ela própria voltasse seus olhares para as cidades e registrasse os seus arredores, reforçando sua identidade cultural”, complementa Luiz Ricardo Silva.

A parceria com a Prefeitura Municipal permitiu que o lançamento oficial do livro acontecesse em Passos, na Estação Cultura. “A presença da nossa cidade neste belo livro de fotografias da região é uma grande satisfação para nós. A Prefeitura de Passos é parceira de iniciativas como essa, que além de retratar nossas riquezas, também valoriza os nossos artistas que têm esse olhar diferenciado. A Cultura é alicerce para o nosso desenvolvimento e por isso contamos com um diretor que tem todo o conhecimento técnico, Carlos Jorge Ribeiro, que também conta com todo o apoio do Secretário Municipal de Educação, Michael Silveira", afirma o prefeito de Passos Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives.

Capa da publicação

O diretor municipal de Cultura, Carlos Jorge Ribeiro, o Caju Ribeiro, reafirma seu compromisso com o trabalho direcionado à retomada da vocação cultural da cidade. “Quando penso em fotografia, logo vem aquela frase que fala ‘os olhos são a janela da alma’. Que honra minha terra ser reproduzida com essa alma tão linda! Fico encantado! E acredito que este encanto melhora e evolui a humanidade”.

A diretora acadêmica da Unidade Passos, professora Tânia Maria Delfraro Carmo, que esteve presente no local prestigiando os realizadores da obra, parabenizou a todos por incentivarem a cultura na região. "Como demonstração de reconhecimento a UEMG - Unidade Passos parabeniza pelo excelente trabalho realizado. Este trabalho excepcional e organizado transforma a realidade e a vida das pessoas em nossa região. Oferecemos a nossa homenagem.”

Fotógrafos, autores, personagens, consultores, colaboradores, patrocinadores e os participantes do concurso “Sentido do Olhar” estiveram presentes no evento de lançamento do livro. A produtora cultural Kívia Oliveira, passense que assinou pesquisa, textos e tem imagens no livro, a mesma convidou todos para o lançamento: “a Estação Cultura vai ser novamente um portal de viagem. Queremos receber filhas e filhos da nossa querida terra para podermos celebrá-la e revivê-la”.


 

PASSOS