29/11/2016

Texto e fotografia: Fernanda Freire e Júlia Palhardi

O I Simpósio da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência (LAUEM) aconteceu neste sábado (26), no auditório do Bloco Principal. O evento abordou as Emergências Metabólicas com ênfase no tema 'Cetoacidose Diabética: da prevenção ao tratamento'. Participaram do evento estudantes e profissionais do núcleo de Ciências Biológicas e Saúde.

Inicialmente, a nutricionista Jussara Almeida comentou sobre a Diabetes Mellitus (DM), bem como os fatores de risco, sinais e métodos para diagnóstico. A palestrante também enfatizou a importância do conhecimento individual do paciente. “Nós precisamos respeitar a individualidade química e metabólica de cada indivíduo”. Seguindo a programação, o professor do curso de Educação Física, Luis Fabiano Barbosa, abordou o tema do Simpósio com ênfase em sua área, explicando sobre a inatividade física como fator agravante da diabetes.

O coordenador da LAUEM, enfermeiro e professor na UEMG, Mateus Goulart, apresentou as atividades multiprofissionais no atendimento do diabético no meio pré-hospitalar e intra-hospitalar. Por fim, o professor do curso de Medicina, Leonardo Consolim, realizou a palestra “Diagnóstico e tratamento para cetoacidose diabética”.

O evento teve a intenção de enriquecer o conhecimento e promover uma ação conjunta da equipe multidisciplinar.



PASSOS