Redação e Agência Escola - RAE/UEMG Passos

Começaram na manhã desta segunda-feira (28), no Bloco 1 da Unidade de Passos da UEMG, as atividades do Ambulatório-Escola (AMBES/UEMG) que antecedem o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro).

As ações do Ambulatório-Escola, por meio de seu CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), visam realizar o maior número de testes para DSTs e AIDS e conscientizar as pessoas sobre a prevenção das doenças, assim como a importância do diagnóstico precoce para início dos tratamentos.

Ainda neste mesmo dia, no período da tarde, foram realizados quatro Pit Stops em locais de grande circulação da cidade.

Até o dia 1º de dezembro a população poderá fazer, gratuitamente, o chamado teste Rápido para HIV e também para a detecção de Sífilis e Hepatite B e C, que fornece o resultado em apenas 20 minutos.

Participam das atividades estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Biomedicina e Serviço Social da universidade, e os parceiros do CEREST(Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que auxiliam, entre outras tarefas, nas aferições de pressão arterial.

O Ambulatório-Escola da UEMG desenvolve um trabalho humanizado que é referência no sudoeste mineiro com os pacientes portadores do vírus HIV e de DST. A coordenadora do AMBES, Cleide Augusta de Queiroz, informa que nestes dias de atividades os testes só serão realizados nas ruas e de forma itinerante. Após a programação cumprida, voltam a ser realizados no Ambulatório, que fica na Rua Sabará, 164.

De terça a quinta-feira, a equipe do AMBES/UEMG prosseguirá com as orientações e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Confira os locais e horários:

- 29 de novembro, de 8h30 às 14h00 – bloco 6 da UEMG Passos (Restaurante Comunitário), em frente ao Batalhão da Polícia Militar em Passos

- 30 de novembro, de 18h00 às 22h00 – bloco 11 da UEMG Passos – “CIRE” – Rua Colorado, 700 – Bairro Eldorado - Passos

- 1º de dezembro, de 18h00 às 22h00 – Praça do Rosário (Casa da Cultura) - Passos


No primeiro dia da Semana de Luta Contra a Aids, equipe do AMBES realizou testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C na praça do Bloco 1 da UEMG Passos, na avenida Juca Stockler