Assessoria de Comunicação Institucional
Unidade Passos


Em maio e junho, mais 60 servidores da UEMG Unidade Passos participam da capacitação “Cultura Empreendedora no Ensino Superior”, articulada pela Diretoria Acadêmica e pelo Setor de Recursos Humanos junto ao escritório local do Sebrae Minas. A capacitação faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, do Sebrae Nacional, com o objetivo de fomentar na formação universitária um futuro profissional com perfil empreendedor.

Em novembro e dezembro do ano passado, foram capacitadas as duas primeiras turmas de servidores da UEMG Passos. Com a terceira e quarta turmas, neste semestre, a Unidade alcançará 120 pessoas capacitadas no tema da cultura empreendedora, com carga horária total de 32 horas. A mobilização dos participantes neste semestre está a cargo do docente Olney Bruno da Silveira Júnior, professor da área de empreendedorismo e um entusiasta pelo tema.

Além da aplicação de conteúdos sobre empreendedorismo em sala de aula, para alunos de graduação e pós-graduação, a meta é que a cultura empreendedora seja incorporada ao cotidiano de toda a universidade. “Queremos que o comportamento empreendedor seja estimulado em todas as ações da UEMG Passos, não somente pelo professor, mas por todo colaborador, que é um empreendedor na medida em que pode propor projetos inovadores para seu ambiente de trabalho, para o atendimento ao nosso público de alunos e à comunidade externa”, explica a professora Marisa da Silva Lemos, vice-diretora e diretora administrativa interina da Unidade, que fez o elo entre a Universidade e o Sebrae.

Nesse contexto, a novidade das turmas de 2016 é uma maior presença de servidores técnicos-administrativos entre os participantes. Funcionários dos setores de compras, financeiro, biblioteca, informática e recursos humanos, dentre outros, interagem com os professores na capacitação. A servidora Kenya Silvana Verdolin, do setor financeiro da Unidade, é uma participante que teve contato com o tema 13 anos atrás, na sua graduação, e ao término da 1ª etapa da capacitação já se sentiu mais familiarizada. “Nossa equipe de trabalho na capacitação está propondo um projeto muito inovador, envolvendo o curso de Estética e outros cursos da Unidade, que trará importantes benefícios à sociedade”, revela Kenya, referindo-se à tarefa dada a cada grupo, de fazer um plano de negócio para uma ação empreendedora dentro da universidade.

Participantes das turmas capacitadas em 2015 já estão utilizando a metodologia e os materiais propostos pelo Sebrae em sala de aula, e a expectativa é que nos próximos semestres o tema da cultura empreendedora se amplie nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da UEMG Passos.


Turma 1 da capacitação em 2016, conduzida pelo facilitador do Sebrae Sebastião Alves de Menezes


Segunda turma de "Cultura Empreendedora" no semestre, conduzida pela facilitadora do Sebrae Marli de Paula