17/12/2015

 

da UEMG Unidade Passos

“Certificação de Percurso e Plano Interpretativo de uma Rota Ecoturística na Região do Parque Nacional da Serra da Canastra”, de autoria de Conrado Oliveira de Pádua Andrade, foi a dissertação que inaugurou as defesas de trabalhos do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UEMG Passos.

Sob orientação da Prof.a Dr.a Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, que também é a coordenadora do programa, Conrado defendeu sua dissertação no dia 15 de dezembro para a banca formada pelo professor da UEMG Passos Prof. Me. Ricardo Ferreira Godinho e para o convidado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Prof. Adjunto Dr. Bruno Pereira Bedim, pesquisador na área de Conservação em Parques Nacionais. O trabalho propôs a criação de uma rota ecoturística, especificamente para a prática de trekking, em área do município de São João Batista do Glória que integra a Serra da Canastra.

A apresentação contou com a presença do Coordenador Geral de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Eduardo Goulart Collares, da prefeita de São João Batista do Glória Aparecida Nilva dos Santos, da assessora municipal de Turismo do município gloriense Rosilene Almeida, além de familiares e colegas do mestrando.

Também realizaram suas defesas neste mês de dezembro Vânia de Oliveira Borges Borges e Lo-Ruana Amorim Freire Sanjulião. Vânia apresentou o trabalho “A tecnologia de Informação e Comunicação como Ferramenta de Apoio ao Produtor Rural”, orientada pelo professor Ricardo Godinho e com banca composta pela professora Rita Carvalho e a convidada Prof.a Dr.a Silvia Fonseca Silveira Massruha, chefe da Embrapa Informática Agropecuária em Campinas (SP).

Lo-Ruana, também orientada pelo professor Ricardo Godinho, defendeu a dissertação “Proposta de Implantação da Produção mais Limpa Baseada no Perfil das Indústrias de Confecção do Município de Passos/MG quanto às Práticas de Sustentabilidade Ambiental”. A banca foi composta pela professora Rita Carvalho e pela Prof.a Dr.a Simone Borges Simão Monteiro, da Universidade de Brasília (UNB).

No primeiro trimestre de 2016, farão suas defesas os outros doze mestrandos do programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UEMG Passos. “Cumpriremos uma meta que não acontece em nenhum programa de Mestrado no Brasil, defender todos os trabalhos em um período de dois anos. Isso nos honra muito, pois seremos um diferencial perante a Capes”, afirmou a coordenadora Rita Carvalho, que atribuiu o resultado positivo ao comprometimento de professores e alunos.



Prof. Ricardo Godinho (UEMG Passos),  Prof.a Rita Carvalho (UEMG Passos),  o autor da dissertação sobre rota ecoturística Conrado Pádua, e o convidado da banca Prof. Bruno Bedim (UFOP)      



A assessora de Turismo Rosilene Almeida, e a prefeita municipal de São João Batista do Glória, Aparecida Nilva dos Santos, assistiram à defesa do trabalho que aborda o município gloriense

 

PASSOS