03/07/2015

Assessoria de Comunicação - UEMG Unidade Passos

Da esquerda para a direita: secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa; governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e o reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior.

 

Foi na manhã desta sexta feira, 03 de julho, em Passos, que o Governador Fernando Pimentel foi aclamado ao autorizar a implantação do Curso gratuito de Medicina na UEMG Unidade Passos.  A informação ocorreu durante o discurso de Pimentel no lançamento do Fórum Regional - Território Sudoeste. A assinatura do despacho contou com a presença do Reitor da UEMG professor Dijon Moraes Junior, do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Miguel Corrêa, o Subsecretário de Ensino Superior Márcio Rosa Portes, o Secretário do Estado Odair Cunha, lideranças políticas nacionais, regionais e locais, além de inúmeros participantes da comunidade.

O Governador do estado de Minas Gerais, após considerar todos os esforços e estudos empenhados para a implantação do Curso de Medicina na UEMG Unidade Passos e constatar as excelentes pontuações já obtidas em avaliações realizadas anteriormente, determinou que: “Sejam asseguradas pelo Estado, por meio dos órgãos competentes, as condições necessárias à implantação e manutenção do curso de Medicina da Unidade UEMG Passos, com padrão de qualidade exigido Conselho Estadual de Educação (CEE) e pelos demais órgãos reguladores”.

Em discurso, o governador comentou a alegria que compartilhou com o Reitor sobre a implementação do curso pela UEMG. Dijon, por sua vez, agradeceu o empenho de todos que trabalharam para a implantação do projeto e ressaltou a importância do Curso de Medicina para Minas Gerais e para o país. “Agora só falta a vinda do Conselho Estadual de Educação, que provavelmente será em agosto para que haja o vestibular em 2016”.

A Diretora Acadêmica Tânia Maria Delfraro Carmo festejou o anúncio e ainda destacou que, no dia anterior, o curso havia sido aprovado no Conselho Universitário (CONUN). “Hoje é uma celebração de conquistas e de vitórias, a UEMG  Unidade Passos está lançando o primeiro Curso de Medicina da UEMG dentre todas as unidades da Universidade. Agora, os jovens da nossa região podem contar com mais um curso gratuito e de qualidade”.

Para o Subsecretário do Ensino Superior, Márcio Portes, o momento ficará marcado na memória de todos, “Passos entra para a história da UEMG tendo o primeiro Curso de Medicina em 25 anos de existência da Universidade ”.

O Fórum teve como objetivo a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

Os principais temas discutidos foram as soluções para a violência atual e os problemas relacionados à saúde na região, com debates durante todo o dia. Por isso, a vinda do Curso de Medicina irá suprir uma deficiência destes profissionais que existe no país e proporcionar melhorias à saúde da população.

Links relacionados:

CBN FM 106,1 - MG (Belo Horizonte / MG) - Jornal da CBN 1ª Edição 06H - Duração: 00:00:33 - Veiculado em: 05/07/2015 às 08:23:00 - Clipado em: 05/07/2015 08:40:28

Inconfidência AM 880 - MG (Belo Horizonte / MG) - Jornal Integração 07H - Duração: 00:01:34 - Veiculado em: 04/07/2015 às 07:16:00 - Clipado em: 04/07/2015 08:54:26