Estudantes do curso de Direito da UEMG - Unidade Passos - fizeram nesta semana, a entrega para instituições beneficentes dos alimentos adquiridos durante ação solidária de volta às aulas. Foram arrecadados mais de 3 toneladas de alimentos superando em 3 vezes o resultado do ano passado. Os alimentos serão doados a instituições da cidade. 

A atividade batizada de “Calourada Solidária - Trote Legal é o Solidário 2015” teve participação de todos os alunos matriculados no curso, cerca de 400 estudantes que contribuíram com a arrecadação de alimentos.

A coordenadora do curso Professora Maria Lucia Andrade Abreu disse que a mobilização entre os alunos busca trazer consciência social e a importância da solidariedade. “É uma oportunidade para que eles integrem e exerçam a cidadania, a ética e conheçam o trabalho voluntário. É também, um passo importante para conscientização da valorização das ações coletivas. Ressaltamos que essas ações estão incluídas dentre as atividades pedagógicas, denominadas de Atividades Complementares de Curso – ACG, regulamentadas nas diretrizes Curriculares do MEC”, explicou. 

A “Calourada Solidária” do curso de Direito já se tornou uma tradição na escola. De acordo com a coordenadora das atividades complementares Professora Dra Ana Paula de Fátima Coelho essa iniciativa ocorre há seis anos. “É tradicional entre nossa comunidade acadêmica. Essa atividade abre os eventos do Curso de Direito e acontece durante todo o mês de março. Sempre procuramos superar a meta alcançada no ano anterior, essa é a proposta. Desta vez triplicamos o último resultado arrecadando 3.400 kg”, relata orgulhosa a professora.

A estudante Fernanda Mumic cursando o 1º período participou da atividade e ressaltou a importância de tanta gente reunida em prol do mesmo objetivo que é a solidariedade. “Para mim a integração de todos os alunos foi excelente, atingimos o nosso objetivo e nossa meta de ajudar várias pessoas com a grande quantidade que arrecadamos” disse a estudante. 

As instituições que receberam os alimentos foram escolhidas pelo Centro Acadêmico da UEMG Passos e pelos alunos de Direito. São elas: Cantina Dona Bernadete, Carmelo São José, GAPOP-R, Cantina Padre Leo, Creche Monsenhor João Pedro, AVA (Associação de Assistência Social Vida e Arte), Associação Espírita Santo Agostinho, Educandário, CAAP, e o Hospital Otto Krakauer.