Cinquenta e duas empresas dos principais segmentos do comércio passense foram prestigiadas na noite desta terça-feira (2), no espaço Castelinho, com a entrega do selo Sucesso Empresarial 2014. Desenvolvido pela Fundação de Ensino Superior de Passos, hoje UEMG Unidade Passos, em parceria com a ACIP – Associação Comercial e Industrial de Passos e Jornal Folha da Manhã, o projeto visa reconhecer e valorizar as empresas que contribuem para o crescimento da cidade, gerando emprego e renda e também as que possuem práticas positivas em relação às ações sociais, econômicas e ambientais, servindo como exemplo para todos os estabelecimentos de Passos.

A escolha foi realizada pelo Instituto de Pesquisa da Fundação de Ensino Superior de Passos (IPFESP) e por estudantes e professores, através de amostragem e votação popular nos bairros de Passos, para a escolha dos cinco melhores empreendimentos em 52 categorias empresariais, e na elaboração, em uma segunda etapa, do diagnóstico das empresas selecionadas. 

Nesta segunda fase, os estudantes de Administração de Empresas e Gestão Comercial, orientados pelo prof. César Aquino, verificaram dados como a preservação ambiental, banco de dados de clientes, treinamento de profissionais, associação à ACIP e empreendedorismo.

O prêmio Responsabilidade Social foi para a Sociedade São Vicente de Paulo, representada por seu presidente Wagno Rodrigues Sant´Ana, que após receber seu certificado participou da premiação da empresa que segundo a opinião pública possui o melhor atendimento de Passos, entregando o certificado para o Supermercado São Jerônimo.

Para o diretor do jornal Folha da Manhã, o projeto, mais uma vez, atingiu o objetivo de mobilizar o empresariado passense em uma proposta de discutir melhorias em produtos e serviços. “A gente faz uma avaliação muito positiva, principalmente pela reação dos homenageados, das 52 empresas apenas duas não participaram do projeto e a nossa expectativa é que com essa absorção da FESP pela UEMG todos os projetos sejam mantidos”.

O presidente do conselho Curador da FESP, diretor da UEMG Unidade Passos, Fabio Pimenta Esper Kallas, destacou a lisura da premiação. “O selo Sucesso Empresarial não é comprado e não existe taxa de adesão, é o reconhecimento de resultados de pesquisa de opinião pública e comprovado através dos questionários respondidos pela empresa”, afirmou o diretor que também chamou a atenção para a importância econômica da estadualização. “É importante salientar a todos os presentes que a partir do ano que vem, com a estadualização da FESP, nossa cidade receberá um aporte financeiro de R$ 35 milhões de reais por parte do Estado que garantiu a gratuidade do ensino para milhares de estudantes que agora, poderão utilizar os recursos que outrora era direcionado para custear a faculdade e agora poderá ir também para nosso comércio local. É importante que vocês se preparem para este novo cenário que será para sempre”, destacou o professor diretor da Uemg Unidade Passos, Fabio Pimenta Esper Kallas.

Já o Presidente da ACIP – Associação Comercial e Industrial de Passos, Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, os empresários de Passos foram mais do que vencedores. “Tivemos um ano muito difícil para o comércio, copa do mundo, eleições, inflação batendo a casa dos 6%, impostos altíssimos e falta de apoio do poder público e mesmo assim nossos empresários conseguiram superar e se destacaram”, disse ele, observando ainda a promoção do Natal Premiado da ACIP que neste ano sorteará um carro e uma moto zero quilômetro e dez vales compras do valor de mil reais cada um. “Isso é um feito histórico para a ACIP, que é das poucas associações no Estado a promover uma campanha deste tamanho”, observou Renatinho Ourives.

Além da premiação para as melhores empresas de cada segmento pesquisado em 2014, houve a entrega do prêmio Sucesso Empresarial para as Usinas Açucareira Passos e Rio Grande, representadas pelo Grupo Itaiquara - reconhecido como a melhor empresa de Passos nos anos de 2011, 2012 e 2013.  “Temos feito uma boa ligação com Passos e agradecemos muito ao que a cidade faz pelo grupo. O nosso objetivo é integrar cada vez mais com a comunidade e acho todo esse movimento todo é muito positivo”, afirmou Guto Quintela, diretor do Grupo Itaiquara.

“Foi uma surpresa gratificante porque estamos trabalhando há anos na região e é o primeiro ano que fomos homenageados”, agradeceu o gerente geral da JBS em Passos, o Renato Zandonai que destacou o papel da universidade na região. “A FESP (agora unidade da UEMG) é muito importante para a região e para o município porque transforma o conhecimento em realidade”.

Folha da Manhã lança livro sobre 150 anos da Santa Casa de Misericórdia de Passos

O hospital Santa Casa de Misericórdia de Passos, que em 2014 comemorou seu sesquicentenário, numa história que se mistura com a própria história de Passos, também recebeu uma homenagem especial do Jornal Folha da Manhã, com o lançamento de um livro documentário sobre os 150 anos da entidade. 

“No começo do ano, quando a Santa Casa iniciou a movimentação para as comemorações dos 150 anos, nós notamos uma grande ausência de dados históricos sobre a Santa Casa, como quase tudo em Passos, a começar pelo projeto dos 150 anos da cidade de Passos que desenvolvemos em parceria com a FESP, mas o trabalho sobre a Santa Casa foi ainda mais difícil, foram 8 meses de uma luta muito grande da Folha, dos historiadores e todos da equipe e conseguimos encontrar muitas pérolas históricas que estão neste livro”, observou o diretor do jornal Folha da Manhã, Carlos Parreira.

 “A Santa Casa está eternamente grata, estamos todos muito felizes por termos esta oportunidade de deixar registrado para as gerações futuras este histórico dos 150 anos da Santa Casa, é o primeiro documento oficial sobre a entidade”, afirmou Vivaldo Porto Soares, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Passos

UNABEM abre evento com apresentação musical

Antes da entrega dos certificados, os empresários, comerciantes e demais convidados conheceram o projeto da UNABEM – Universidade Aberta para a Maturidade -, um projeto desenvolvido pela FESP, onde idosos com mais de 60 anos voltam às salas de aula para momentos de lazer, esporte, cultura e socialização, gratuitamente. As coordenadoras do projeto, professoras Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Andrade e Silvia Maria Oliveira Soares Maia, lançaram o desafio de contar com o apoio das empresas para a manutenção da UNABEM. 

Em seguida um coral de alunas sob a regência da professora Talita Abreu, interpretaram cinco canções da música popular brasileira sendo acompanhadas pela plateia. 

O vice-prefeito de Passos, Ademir José da Silva, também participou da premiação.

Clique aqui e veja as fotos.

 FONTE: Núcleo de Comunicação e Marketing Unidade Passos