O presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas recebeu na última quinta-feira, dia 23, uma grande homenagem feita pelos funcionários e professores da fundação que decidiram por unanimidade através de Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 24 de junho de 2014 nomear o campus da FESP como “Campus Universitário Professor Fabio Pimenta Esper Kallas”. 

A solenidade reuniu lideranças municipais e regionais, funcionários, familiares e amigos do professor e foi marcada por muitas homenagens e manifestações de carinho em reconhecimento aos 10 anos de gestão que transformou a FESP em uma grande referência educacional em todo o Estado de Minas Gerais. 

Ao agradecer a homenagem, Fabio muito emocionado, destacou que a FESP é um patrimônio da comunidade de Passos e região e que ele se sente honrado em fazer parte da história da instituição. Ele destacou ainda, que o mérito do crescimento e do reconhecimento da FESP é de todos os funcionários, administrativos e docentes, que se dedicam com muito amor ao que fazem. “Estou emocionado, honrado e realizado com esta homenagem. Agradeço a cada um dos presentes pelo carinho e quero salientar que cada sucesso da FESP é de todos nós. A equipe FESP é formada por pessoas de excelência que não param nunca, não desistem dos sonhos, lutam pela educação de qualidade. No próximo dia 3 de novembro nós entregaremos ao Governo de Minas a melhor estrutura, o melhor grupo administrativo, o melhor grupo docente da UEMG e todos nós de Passos temos que ter muito orgulho deste tesouro que existe dentro da nossa cidade”, disse emocionado o presidente da FESP ao agradecer pela homenagem. 

A primeira homenagem da noite deixou todos os presentes emocionados com a apresentação das alunas do coral da UNABEM – Universidade Aberta para a Maturidade – que cantaram e entregaram ao Professor Fabio 12 rosas cada uma com uma palavra que representava Fabio. Determinado, visionário, empreendedor, competente, humano, acolhedor, carismático, organizado, inteligente, líder, solidário e comunicativo foram os adjetivos atribuídos a ele.

A Diretora do Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde, professora Tânia Maria Delfraro Carmo, lembrou que durante todos esses anos, a FESP através de Fabio realizou homenagens a professores, funcionários, profissionais de destaque, empresas de sucesso em vários projetos e ações de reconhecimento e incentivo ao crescimento de cada um. Ela ressaltou que desta vez, os funcionários retribuíram o gesto dando ao Novo Campus - um dos maiores símbolos do crescimento e das conquistas da FESP - o nome do professor Fabio Kallas.  “Hoje eu vou para casa muito tranquila porque eu ainda não tinha visto em nenhum lugar da FESP uma placa, um indicativo dos feitos que o Fabio fez. E ele fez muito mais do que essa placa pode demonstrar. Ele homenageou, de alguma forma, todas as pessoas que trabalham na FESP não só com placas e solenidades, mas com o apoio a cada ideia, a cada proposta de projeto, sempre sem medir esforços em nos ajudar a enfrentar desafios”, afirmou. 

A solenidade foi presidida pelo engenheiro e vice-presidente da FESP Manoel Reginaldo Ferreira, que falou sobre o trabalho do Fabio frente ao Conselho, lembrando das dificuldades, alegrias e conquistas. Destacou o crescimento da FESP e as inúmeras obras realizadas nos últimos 10 anos e juntamente com a equipe do departamento de obras entregou ao professor Fabio um capacete com assinaturas de todos. 

Muitos funcionários, amigos e familiares manifestaram gratidão e reconhecimento durante o evento. 

A esposa Cibele Lemos da Silveira Kallas manifestou o carinho da família e agradeceu a todos que acreditaram no mesmo sonho de Fabio e trabalharam com ele. “Agradecemos a todos que trabalharam direta ou indiretamente ao lado do Fabio pela construção de uma Passos diferente, que hoje é reconhecida pela brilhante marca que a FESP deixará na mente e no coração de todos nós”, disse emocionada. 

A filha do professor Fabio, Karina Kallas, também participou das homenagens. “Meu pai sempre quis me dar oportunidades para ser melhor. E eu acredito que é isso que ele faz pela FESP, busca por oportunidades de crescimento e desenvolvimento, como a luta pelo curso de Medicina”, afirmou Karina.  

“Estamos todos muito comovidos e muito orgulhosos do Fabio. O tempo todo eu fiquei pensando em como minha mãe ficaria feliz se estivesse aqui”, declarou o médico Carlo Pimenta, irmão de Fabio. 

Crescimento 

Para se ter uma ideia do que representa o papel do professor Fabio Kallas frente a FESP, basta olhar os números de balanço contábil que apontam um crescimento de patrimônio de praticamente 1000% (de R$ 6.831.209,00 em 2004 para R$ 59.257.392,34 em 2013). 

Mais que isso, durante sua gestão, a fundação passou por uma reestruturação pedagógica, aumentou a oferta de cursos, e apostou na excelência da qualidade. 

Os dados desta revolução pela qual a FESP passou durante todos esses anos foram apresentados aos convidados através da “A Revista FESP é 10” que apresenta um panorama de como a fundação será passada ao governo estadual. 

Funcionários se emocionam ao fazer homenagem 

Durante a solenidade de homenagem, muitos funcionários se emocionaram com a apresentação de vídeos e manifestações de reconhecimento pelos resultados alcançados por toda a equipe da FESP liderada professor Fabio. 

Dacio Lemos Martins, diretor executivo da FESP falou em nome dos funcionários ressaltando que para Fabio a educação é a melhor forma de se construir um país melhor. “É gratificante para cada um de nós trabalhar na FESP ao lado do Fabio, pois ele nos envolve em seus sonhos, em suas lutas diárias e, desta forma, nos tornamos um time cada vez mais forte. Fabio dedica sua vida inteiramente a educação e envolve toda a sua equipe neste mesmo ideal. Hoje homenageamos mais do que o crescimento estrutural e patrimonial da FESP. Homenageamos o crescimento na qualidade de nossos cursos, o crescimento no número de projetos de pesquisa e extensão que tem como objetivo, melhorar a vida das pessoas. Ele não para. Trabalha com vontade, com amor e o resultado está ai. Hoje temos uma grande instituição reconhecida por excelência em todo Estado e patrimônio de cada um de nós”, definiu Dacio Lemos Martins. 

O diretor do Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Vivaldo Silvério de Souza Filho, o diretor do Núcleo Acadêmico de Educação, professor Anderson Jacob Rocha e o diretor do Núcleo Acadêmico de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Eduardo Goulart Collares disseram palavras de gratidão pela confiança, apoio e conquistas alcançadas pelo grupo através de uma relação de muito profissionalismo e também de muita amizade, destacando o lado humano de todos que formam a equipe FESP.

Clique aqui e veja as fotos.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG