O Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/FESP aprovou o projeto "Criação e Manutenção do Núcleo de Inovação Tecnológica das Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro FESP – NIT / FESP", na Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG. A proposta foi elaborada e submetida em maio de 2014 através da Coordenação do Núcleo, que foi instituído por portaria institucional em 2013.

O projeto aprovado receberá financiamento próprio durante 18 meses, estes recursos serão utilizados obrigatoriamente para o material de consumo e pagamento de uma Bolsa de Gestão em Ciência e Tecnologia. Esta vitória tem como objetivo incentivar a cultura de inovação e realização da proteção da propriedade intelectual do conhecimento científico produzido pela comunidade acadêmica na Fundação de Ensino Superior de Passos FESP.

De acordo com o Presidente do Conselho Curador da FESP, Fabio Pimenta Esper Kallas, é chegada a hora de colocarmos as universidades mais próximas do setor empresarial, oferecendo seu potencial para gerar tecnologia e soluções para o desenvolvimento de nossa cidade, estado e país. 

A proposta aprovada implementará medidas requeridas para dar sustentação aos processos e às ações de inovação tecnológica da FESP, acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da instituição, zelar a manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

Segundo Marisa da Silva Lemos, a evolução da criação do NIT/FESP se torna natural e necessária para a instituição, empresários e gestão pública da cidade de Passos e região. Através do Núcleo a FESP poderá oferecer apoio no que se refere à inovação tecnológica nestas três instâncias. 

O NIT/FESP tem como Coordenadora a professora Marisa da Silva Lemos, que é Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, como integrantes o professores Eduardo Goulart Collares, Diretor do Núcleo Acadêmico de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, o professor acadêmico, Cesar Vilela de Aquino e a bolsista da FAPEMIG a advogada Nathália Lemos Vasconcelos.  Os interessados em obter maiores informações devem entrar em contato com a o Núcleo de Inovação Tecnológica / NIT FESP. Local: Rua Doutor Carvalho, nº 1147 - Bloco 2 – Bairro: Belo Horizonte / Passos - Telefones para contato: CPEX: (35) 3529 – 6032 – Sala NIT / FESP.

FONTE: Texto escrito pela COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP (CPEX)