Os professores Manoel Ilson Cordeiro Rocha e Idiene Aparecida Vitor Proença Pádua - docentes do curso de Direito da FESP - lançam hoje às 19h, na Biblioteca Engº Oto Lopes de Figueiredo, dois livros direcionados a estudantes e profissionais do Direito. O lançamento faz parte do XII Fórum Jurídico Social e é aberto para a comunidade. “Quando um dos nossos professores lança um livro ou tem um artigo publicado ficamos muito satisfeitos, porque temos a confirmação de que nossos docentes continuam na busca constante do conhecimento e qualificação profissional e quem ganha com isso são os alunos da FESP que tem professores preparados com ampla bagagem de conhecimento”, afirmou o Presidente do Conselho Curador da FESP, Professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

O livro “Acesso à Justiça, Responsabilidade Social e Desenvolvimento”, editado pela EDIFESP (Editora da FESP) é resultado da dissertação de mestrado da professora Idiene na área de Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Desenvolvimento Social e Políticas Públicas, mantido pelo Uni-FACEF, em Franca (SP).  A obra levou dois anos para ser concluída e envolve as inter-relações entre responsabilidade social universitária, acesso à justiça e desenvolvimento social.

A professora avalia os resultados das atividades de estágio desenvolvidas no Escritório Escola Jurídico Social “Desembargador Ranulfo de Melo Freire” da FESP. “Procurei mostrar como é o funcionamento da responsabilidade social universitária, a formação do educando, emancipação da comunidade envolvida e principalmente suas consequências para o desenvolvimento social”, explicou Idiene.

Em sua primeira obra, a professora destaca que a além da produção de conhecimento, a universidade também precisa assumir a responsabilidade social com o desenvolvimento econômico e social, com a defesa do meio ambiente e a preservação da produção artística e do patrimônio e memória cultural, conforme o artigo 3º, III, da Lei n. 10.861/2004 - Lei do SINAES (BRASIL, 2004).

Segundo ela, o objetivo principal da pesquisa é verificar o estágio oferecido pelo Escritório Escola, no sentido de cumprir a responsabilidade social universitária na área do acesso à justiça e meios alternativos de solução de conflitos, e no sentido de contribuição para o desenvolvimento social. Na obra, a autora comenta sobre o trabalho desenvolvido pela Faculdade de Direito de Passos, FADIPA, a os trabalhos desenvolvidos através do Núcleo de Prática Jurídica da FESP que engloba o atendimento sociojurídico nas esferas do juizado de Conciliação; Programa de Atendimento Itinerante Jurídico Social (PAIJUS) e o Fórum Jurídico Social.

Curso de Política

O segundo título a ser lançado na noite de hoje na Biblioteca da FESP é de autoria do professor Manoel Ilson Cordeiro Rocha, que já tem publicações em Direito Público e literatura de ficção.

O livro "Curso de Ciência Política e Teoria Geral do Estado", que está em sua 2ª edição pelas editoras EDIFESP e FAFRAM, apresenta um panorama sobre os principais aspectos que envolvem os fenômenos políticos nas sociedades e o modo político do Estado Moderno. Segundo o autor, é voltado para graduandos do 1º período do curso de Direito.

“Há 15 anos trabalho com esta disciplina. O livro é resultado de toda esta experiência lecionando”, explicou o professor que possui graduação em Direito pela UNESP, mestrado em Direito Público pela UNESP (Franca – SP/2000) e é doutorando em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa, Portugal.  Atualmente é professor da FESP, do Centro Universitário de Araraquara e da FEItuverava.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG