No último sábado, professores e alunos participaram de atividades especiais do curso de Pedagogia da FESP. 

Em palestra com a temática “Saúde da Mulher: a prevenção à neoplasia”, a professora Elexandra Helena Bernardes, doutora em Saúde Pública, fez uma explanação sobre duas doenças que atualmente preocupam muito as mulheres: o câncer de mama e o câncer de útero. A palestrante explicou causas, desdobramentos, estatísticas sobre as doenças no mundo e no Brasil, e também fez orientações sobre cuidados, prevenção e tratamentos disponíveis na rede pública de saúde.

Cerca de 120 alunas do curso e as professoras Carla Faria, Carmem Cardoso, Gelcira Augusta, Eliane Serafim, Heloísa Mônica e a coordenadora Rosânia Fonseca, estiveram presentes no evento.

Outra atividade foi um debate sobre os 50 anos do Golpe Militar após sessão “Cinema Pipoca e Bala pipper” - coordenado por Itamar Bonfim - com a apresentação do filme “O dia que durou 21 anos”. Professores e alunas discutiram o tema sob a coordenação da professora de Sociologia e Antropologia, Doutora Maria Eliane Serafim de Andrade.

Confira abaixo a sinopse do documentário:

“O dia que durou 21 anos” mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil em 1964. A ação militar que deu início a ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG