A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) inaugura nesta semana mais duas obras. Na segunda-feira (24), a solenidade vai abrir as portas do Laboratório Escola de Análises Clínicas, localizado no Bloco 07 da Fundação. Na terça-feira a cerimônia acontece no Prédio Principal, onde está o Complexo de Laboratórios da Saúde, planejado para receber o curso de Medicina. Juntas, as dependências somam um investimento de mais de 1 milhão de reais em construção, reforma e instalação de equipamentos.

“Os cursos da área da saúde da FESP estão recebendo a melhor e mais moderna estrutura para atender as necessidades de aprimoramento prático daqueles conhecimentos apreendidos em sala de aula. Com certeza este é um ganho sem medida para o desenvolvimento de futuros profissionais altamente qualificados. A FESP vem buscando dar cada vez mais suporte aos alunos e, depois da inauguração do nosso Campus Universitário, o Laboratório de Análises Clínicas e o Complexo da Saúde vêm sustentar essa nova estrutura da FESP, especialmente o curso de Medicina”, defende o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

O Complexo de Laboratórios da FESP foi concebido para atendimento das necessidades do Núcleo de Ciências Biomédicas e da Saúde, coordenado pela professora Tânia Maria Delfraro Carmo. Segundo ela, sob a coordenação do professor Luiz Camilo Silveira Teodoro, a equipe constituída de profissionais enfermeiros, médicos, engenheiro e arquiteto, desenvolveu todos os projetos a partir da identificação das necessidades apontadas pelas estruturas curriculares dos cursos do Núcleo - especialmente do curso de medicina - bem como a partir de análises técnicas da legislação vigente e documentos pertinentes; tudo isso sendo enriquecido com diversas visitas técnicas realizadas em instituições de ensino e pesquisa.

A área possui um total de 800 metros quadrados e tem capacidade total para 330 discentes e docentes. Além do atendimento a todas as estruturas curriculares dos cursos do núcleo da saúde, o complexo de laboratórios está equipado para o desenvolvimento de pesquisas diversas, fora do âmbito acadêmico, com espaços e equipamentos próprios, privativos para docentes pesquisadores, ou mesmo para o desenvolvimento de pesquisas por discentes, dentro do programa de iniciação científica.

Dividido em grandes áreas distribuídas por afinidade, o Complexo é constituído por um setor de Habilidades e outro denominado de Bases Biológicas. “No Subcomplexo de Habilidades todos os laboratórios contam com modernos e atualizadíssimos modelos anatômicos, eletrônicos e computadorizados que simulam situações programadas. Essa estrutura vai ser utilizada para preparar ainda mais os nossos alunos, colocando-os mais perto da prática”, explicou a professora Tânia Delfraro.

Os laboratórios estão equipados e preparados para o desenvolvimento da maioria dos procedimentos que os futuros profissionais da saúde realizarão no campo profissional, ou seja, antes de terem acesso à prática profissional devem desenvolver as técnicas, habilidades e competências no ambiente dos laboratórios, havendo medida de desempenho e habilitação para o exercício profissional no campo dos estágios.

Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório Escola de Análises Clínicas foi projetado para atender todos os requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério da Educação (MEC), sendo equipado com excelentes aparelhos automáticos e semiautomáticos. Nele são realizadas aulas práticas, onde os alunos realizarão parte do programa de estágio supervisionado. Nas atividades que envolvem a rotina laboratorial – desde a coleta até a emissão e interpretação dos resultados – estão os exames nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Urinálises, Parasitologia, Hormoniologia e Imunologia.

De acordo com a coordenadora do curso de Biomedicina da FESP, professora Alessandra Bonacini Cheraim Silva, e a coordenadora de estágio, Karina Maciel Pádua, a atuação do Laboratório está relacionada ao atendimento, treinamento e aprimoramento de estagiários de graduação e pós-graduação, e também à divulgação, orientações e desenvolvimento de protocolos na medicina diagnóstica.

“O Laboratório oferece suporte a alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores, garantindo a organização, inserção de protocolos e disponibilização de dados, necessários ao desenvolvimento de banco de dados para análise e resultados das variáveis investigadas, nas pesquisas de interface com o laboratório clínico. A importância do exame laboratorial vem crescendo através dos anos, além de colaborar no diagnóstico e por muitas vezes determinar o caminho que o clínico deve seguir, também tem um papel muito importante dentro da medicina preventiva. Os exames laboratoriais quando bem realizados tem colaborado bastante em várias patologias. Desta forma o Laboratório Escola da FESP irá contribuir para a manutenção da saúde da comunidade Passense”, explica a professora.

O Laboratório Escola da FESP conta com uma equipe de profissionais dedicados e treinados, com qualidade dos serviços, sempre atualizado e modernizado em todos os seus setores, com eficiência nos serviços e exatidão no diagnóstico.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG