No dia 13 de novembro, quarta-feira, às 19h00, no Auditório da FESP / Bloco 01, foi realizada a palestra com o tema: Estudantes da FESP no Exterior; Depoimentos, Oportunidades e Experiências vividas em Universidades Estrangeiras. O encontro reuniu estudantes de diversos cursos da instituição. Os alunos discutiram assuntos relacionados ao intercâmbio e tiveram a oportunidade de ter o relato de duas alunas que retornaram do exterior neste semestre. Thaís Soares Elorde, estudante do curso de Enfermagem da FESP, morou na cidade de Faro / Portugal e cursou graduação na Universidade do Algarve e da aluna Marina Rejane de Lima aluna do Curso de Sistemas da Informação da FESP / UEMG cursou a graduação na Universidade de Coimbra / Portugal.  

Os alunos também participaram de uma vídeo conferência com a aluna Maria Luiza Zaghi, intercambista do programa, do Curso de Engenharia de Produção da FESP que atualmente reside nos Estados Unidos, na University of Indiana Institute of Technology. O encontro foi coordenado pela Prof.ª Marisa da Silva Lemos, Coordenadora do Programa Ciência sem Fronteiras e pelo assessor do programa no CPEX o jornalista Etory Zaghi.

No ano de 2013 a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP / UEMG) consolida com sucesso os resultados do  Programa Ciência sem Fronteiras na instituição. Contabiliza 09 alunos no exterior, 02 alunas que retornaram do intercâmbio, 02 alunos aprovados para os estudos no exterior a partir de março/2014 e mais 30 candidaturas estão sendo acompanhadas para início de intercâmbio em agosto / 2014. 

Os estudantes interessados no Programa deverão preencher os requisitos exigidos nos editais. Estar regularmente matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas contemplados pelo CsF. Ter nacionalidade brasileira; Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso; Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; Comprovar proficiência conforme consta no texto das chamadas. 

A coordenadora do programa Marisa Lemos enfatiza que os alunos da FESP não podem perder esta oportunidade única na vida. Estudar no exterior com todo apoio acadêmico e financeiro que o programa oferece é realmente desperdiçar chance única que passa uma vez somente. 

Os editais abertos para 2014 são para 20 países: Reino Unido; Bélgica; Canadá; Holanda; Finlândia; Austrália; Nova Zelândia; Coréia do Sul; Espanha; EUA; Alemanha; França; Itália; Suécia; Noruega; Irlanda; China; Hungria; Japão; Áustria.

Os alunos interessados em se candidatar nos editais entrem em contato com a Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP - CPEX para que possamos auxiliá-los no processo de candidatura. 

Coordenação de Pesquisa e Extensão – CPEX \ FESP – Rua  Três de Maio, nº33 – Centro / Passos. Telefones para contato: CPEX: (35) 3529 – 8080\ (35) 9811 – 8085.  

ESCRITO POR: COORDENAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FESP