Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), em parceria com a Folha da Manhã e a Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP), promoveu o Prêmio Sucesso Empresarial, que tem o objetivo de reconhecer e valorizar as empresas de Passos pelas suas práticas em relação às ações sociais, econômicas e ambientais, servindo como exemplo para todos os estabelecimentos da cidade.

Na noite da última terça-feira (26), 56 empresários receberam o Selo Sucesso Empresarial 2013, entregue em festa realizada no Espaço Castelinho. “O resultado é justo e identificado de maneira transparente. O desenvolvimento da nossa cidade e região é feito com esforço e capacidade criativa do nosso empresariado. A Universidade tem uma função nesse desenvolvimento para que tenhamos força profissional, capacitação e para que novos processos sejam conduzidos. Este prêmio é dedicado a todas as equipes de todas as empresas que alavancam a nossa cidade e eu tenho certeza de que estamos preparando um grande futuro que vem aí”, justificou em seu discurso de abertura o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, sendo acompanhado pelos companheiros Carlos Alonso Parreira, diretor do Jornal Folha da Manhã, e Carlos Renato Lima Reis, presidente da ACIP.

O evento deste ano teve como madrinha a senhora Ana Bernadete de Souza Lemos, que recebeu o prêmio de Responsabilidade Social pelas ações que desenvolve há mais de 40 anos em prol da sociedade passense.  “Foi uma grata surpresa! É uma satisfação fazer parte deste reconhecimento”, agradeceu emocionada. A Usina Itaiquara, o supermercado São Jerônimo e o senhor José Rubens Ribeiro também receberam honras por terem sido considerados, respectivamente, como a melhor empresa de Passos; estabelecimento com o melhor atendimento, e empresário do ano “Mérito Empresarial”, segundo avaliação popular.

De acordo com as coordenadoras do projeto, professoras Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Andrade e Sílvia Maria Oliveira Soares Maia, a avaliação que concedeu o Selo Sucesso Empresarial 2013 foi feita através do Instituto de Pesquisa da FESP (IPFESP) e do curso de Administração, sendo executada em duas fases: a primeira por meio de amostragem e votação popular nos bairros de Passos, para a escolha dos cinco melhores empreendimentos diferentes categorias empresariais; e a segunda, com a elaboração do diagnóstico das selecionadas. “A cada ano o Selo se torna cada vez mais um indicador de qualidade aos olhos dos consumidores”, confirmam as organizadoras.

Cecília Sarno, da Soho Viagens e Turismo, comemorou o prêmio recebido defendendo sua credibilidade. “Eu sempre acreditei no projeto e desde o primeiro ano eu quis participar. O que conquisto hoje é fruto do trabalho honesto do dia a dia. Este tipo de prêmio se ganha com caráter e dignidade. Ninguém compra”.

Mais de 200 empresas foram classificadas por meio da opinião pública; 102 das que responderam o diagnóstico foram visitadas; 38 foram as mais lembradas e 4, nas categorias auto escola, academia, curso de línguas e loja de roupas íntimas, tiveram pontuação máxima em gestão.

Parceria de Sucesso

Para o jornalista diretor da Folha da Manhã, as empresas premiadas são aquelas que fazem a cidade crescer, que trazem para Passos o que a cidade precisa para continuar se desenvolvendo. Renatinho Ouvires complementou dizendo que a homenagem é uma maneira de valorizar o empresário e a empresa.

Sobre a parceria para a realização do evento, o empresário Raul dos Reis Silveira avaliou que a FESP, a Folha da Manhã e a ACIP juntas fazem um expressivo trabalho. “A verdade é que existe uma FESP antes e depois do Fabio Kallas. É até um absurdo quem não vê isso. E acho ótimo esse trio, FESP, Folha e ACIP, que se criou para valorizar as pessoas que fazem Passos crescer”, declarou o representante da Talento Moda Minas. Ugs de Souza Pinheiro, da CMP Construtora, concordou e ainda destacou a importância da FESP para Passos e região. “É fundamental para a gente porque além de prestar o serviço de ensino a Fundação nos apoia na parte técnica”, pontuou.

Confira a lista das empresas premiadas abaixo e as fotos do evento AQUI

ACADEMIA: Centro Qualidade Vida - CQV

ACESSÓRIOS E BIJUTERIAS: Luana Acessórios