A FESP recebeu da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) o Selo Instituição Socialmente Responsável, certificando a participação da Fundação na campanha de 2013 do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, realizado no dia 21 de Setembro. O Selo é válido por um ano e poderá ser renovado, seguindo o cumprimento de todas as exigências da ABMES ao participar da programação nacional.

De acordo com o representante da Comissão Organizadora da participação da FESP no evento, professor e historiador Itamar Teodoro de Faria, todo ano, as Instituições de Ensino Superior Particulares de todo o país são convidadas pela ABMES a participar do Dia da Responsabilidade Social e, então, a IES leva para a comunidade uma mostra de suas ações de intervenção na comunidade (Extensão Universitária). “Neste ano, a FESP ofereceu 27 ações de prestação de serviços, orientações e atendimentos em todas as áreas do saber que a FESP possui cursos. As ações foram registradas, lançados no sistema da ABMES e, uma vez que cumprimos todos os quesitos, fizemos jus ao Selo de Instituição Socialmente Responsável”, explica.

Para o professor, este selo representa o comprometimento social da Fundação. “A FESP é, por sua própria natureza jurídica, uma instituição socialmente responsável. Como instituição filantrópica, a FESP não visa ao lucro e tudo que é arrecadado é revertido em seu próprio desenvolvimento e investido de forma a garantir melhor suporte ao seu corpo docente e discente, melhoria nas condições de infraestrutura, condições de trabalho, acessibilidade, entre outros aspectos. Mas a ideia de uma Instituição Socialmente Responsável vai além e abarca as ações que são desenvolvidas em prol da comunidade. A FESP mantem com recursos próprios mais de uma centena de ações que visam a prestação de serviços, atendimentos e orientações à comunidade e faz isso ao longo do ano todo. No Dia da Responsabilidade é feita uma pequena mostra de tudo isso”.

A FESP recebeu o selo como uma conquista que reafirma seu comprometimento. Ainda segundo o professor Itamar Faria, a FESP, não só produz conhecimento de qualidade como busca socializar esse conhecimento com a comunidade. O historiador acredita que “Passos e região deve ver esse selo como mais um atestado do compromisso da FESP com o desenvolvimento local e regional, principalmente no que diz respeito a essa busca constante da FESP em melhorar, não só a si mesma, mas também todo o seu entorno. Esse selo, então, é muito importante e deve ser considerado com orgulho porque mostra que a FESP firmemente se preocupa e investe na formação de seus alunos e no trabalho de fazer chegar à comunidade passense e regional o conhecimento de qualidade que produzimos, na forma de prestação de serviços, atendimentos e orientações”.

O Dia da Responsabilidade Social 2013 aconteceu na Praça Capelinha da Penha e teve as atividades de extensão oferecidas com o apoio dos diretores, coordenadores de curso de graduação, professores, alunos e funcionários da instituição. O evento foi organizado através da comissão composta pela coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, Marisa da Silva Lemos, pelo professor Itamar Teodoro de Faria e pela professora do curso Serviço Social, Sandra Eliana da Silva Limonta.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP.CLIQUE AQUI.