A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) e o 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPM-MG) promovem nesta sexta-feira (14) a terceira edição do Festival Hip Hop da Paz, um concurso de rap, dança de rua e grafite, que propõe a valorização das manifestações artísticas do movimento cultural em Passos e região. As apresentações serão hoje, a partir das 19h, na quadra do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), localizado à Rua Doutor Carvalho, 1395, com entrada franca. 

O Festival de Hip Hop da Paz nasceu da necessidade de se incentivar a expressão artística das periferias e de aproximar a população da Polícia Militar Comunitária e também do ambiente acadêmico da FESP. Desde que começou, em 2011, o festival ganhou espaço e neste ano terá a participação de várias outras cidades, entre elas: Monte Santo de Minas, Franca, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Itaú de Minas e Três Corações. 

O presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas, ressalta que a ação conjunta entre a FESP e a PMMG tem como objetivo maior promover a valorização artística de todos os  grupos sociais. “Nossa intenção é fazer a inclusão social através da arte e da educação, é e aumentar a autoestima dos jovens, através da arte e, é claro, descobrir talentos neste movimento cultural que ainda é muito discriminado”, avalia o presidente da FESP. 

O evento é mais um dos festivais culturais da FESP, coordenados pelas professoras Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade e Silvia Maria Oliveira Soares Maia. “O Hip Hop é um movimento lindo, muito rico em criatividade e expressão de jovens que muitas vezes não tem espaço para divulgação de todo esse talento. Nosso objetivo com este festival é criar este espaço para que mais pessoas conheçam esses talentos que estão por aí, escondidos” avalia a professora Silvia. 

O III Festival de Hip Hop terá 13 apresentações divididas entre música e dança e, paralelamente, serão feitos os painéis em grafite. Todo o evento será registrado em vídeo pelo Departamento de Comunicação da FESP, que vai produzir um DVD do Festival de Hip Hop. A produção é realizada desde a primeira edição do evento, com o objetivo de ajudar a divulgar os talentos do movimento do Hip Hop na região. 

Prêmios

Todos os grupos candidatos receberão um troféu de participação e os três primeiros colocados das categorias de dança e música vão receber: uma caixa de som USB, para o 1° lugar; um Mini System, para o 2º lugar e um MP4 para o 3º lugar. Na categoria grafite os prêmios são: um Mini System para o 1º colocado e 05 cópias do DVD do Festival para o segundo. 

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG