O promotor de justiça Eder da Silva Capute foi homenageado na manhã da última quinta-feira (02), no auditório do prédio principal da FESP. A cerimônia marcou o afastamento temporário do promotor da carreira acadêmica e, com merecimento, Eder Capute recebeu o carinho de alunos, professores, colegas da promotoria da Comarca de Passos e da família.

O Presidente do Conselho Curador da FESP, Professor Fabio Pimenta Esper Kallas lamentou ter que homenagear o Promotor na situação de seu afastamento, mas já fez torcida para que o professor Eder Capute esteja ocupando novamente sua cadeira em breve.

Fabio Kallas também aproveitou a oportunidade para anunciar que o nome do promotor será dado ao andar do curso de Direito no prédio das ciências humanas, no Novo Campus da FESP, a ser inaugurado em Fevereiro do próximo ano. “Afastando-se da docência, Eder Capute se despede deixando invejável legado de ensino e paixão pela profissão e nada mais merecido que emprestemos seu nome para representar o andar do Direito no novo prédio”, declarou Fabio. A notícia foi recebida com forte aplauso dos presentes.

Eder Capute foi homenageado pelas palavras do presidente do Centro Acadêmico Fernando Aoum, que lembrou sua importante iniciativa com os Cadernos Jurídicos, e ainda recebeu uma placa comemorativa com uma mensagem dos alunos do 3º período de Direito, turma A, representada pelo estudante Daniel Garcia dos Santos. No seu discurso, Daniel disse que o professor é de gabarito ímpar devido a sua competência, seu entusiasmo e paixão pela profissão. “Isso vai ficar marcado no coração de todos que tivemos a oportunidade de conviver com Dr. Eder Capute. É com muita honra que nós o homenageamos”, frisou Daniel.

Outra aluna a se manifestar foi Tânia Andrade Castro, também da turma A do 3º período do curso de Direito. De acordo com ela além do conhecimento, o professor Eder Capute tem carisma e muita dedicação. “A arte de ensinar não é fácil e ele tem esse dom. Esperamos que ele volte logo”, disse.

Sobre este retorno tão desejado, a coordenadora do curso de Direito da FESP, professora Ana Paula de Fátima Coelho assegurou: ele está só se afastando. “O professor Eder Capute faz parte de nossa história, de nossa escola e vai voltar”, reforçou.

Em agradecimento emocionado o Promotor revelou que ficou impressionado com a surpresa. “Eu não esperava tanto! É terrível porque parece que estou me aposentando e eu só estou me afastando. Espero ter deixado um bom exemplo da carreira que esses alunos escolheram para eles. Receber esse carinho é muito bom e eu agradeço”, afirmou.

O promotor Antônio José de Oliveira declarou que o trabalho do Dr. Eder Capute é esplendoroso. “Eu posso dizer que desde que cheguei aqui eu o considero como um guru, um consultor. Ele me ensinou a ser, verdadeiramente, um promotor em busca de justiça. Ele merece muito essa homenagem”, finalizou.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP. CLIQUE AQUI.