Aconteceu no último dia 13, a abertura da 5ª Copa Cuca realizada pela Fundação de Ensino Superior de Passos. Organizada pelo professor do curso de Educação Física Marcelo Campos Machado, a competição envolve estudantes de 12 cursos da Instituição divididos em seis modalidades esportivas e terá seus jogos disputados durante 8 sábados, sempre no período vespertino.

A cerimônia de abertura foi realizada no Centro Integrado de Recreação e Lazer, o CIRE, às 14h e contou com a participação de representantes de todas as equipes inscritas, da coordenadora do curso de Educação Física, professora Cláudia Arouca, do professor Rogério Cardoso, em nome do diretor do Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, professor Vivaldo Silvério de Souza Filho, da professora Karina Maciel, representando a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Alessandra Cheraim, e do estudante Thiago Ribeiro, diretor do DCE.

Depois da entrada de todos os representantes de equipe, Cláudia Arouca declarou aberta a 5ª Copa Cuca e todos os presentes assistiram a apresentação de dança preparada pelas crianças do Projeto Minas Olímpica Geração Esporte, que faz parte do Projeto Estruturador da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude – SEEJ.

Segundo a professora Cláudia Arouca, este ano a competição atingiu número record de inscrições, sendo o futsal a disputa com maior número de inscritos: 32 equipes. Dos 12 cursos participantes, 10 equipes vão competir jogando peteca, 4 jogando handebol, 18 duplas no truco, e o xadrez tem mais de 6 competidores.

De acordo com o organizador da 5ª Copa Cuca a finalidade é promover a atividade física, divulgar as modalidades esportivas e preparar os atletas para disputar outros torneios defendendo a FESP. Além disso, alguns alunos do curso de Educação Física poderão ter a experiência com a organização de eventos, participando desta junto ao professor Marcelo Campos Machado.

Para Vicente de Paulo Campeiz a Copa Cuca é uma forma de levar os alunos da FESP para as dependências do CIRE, que tem uma grande estrutura poliesportiva, oferecendo quadras de peteca, tênis e vôlei de areia, campos society e 6 piscinas para lazer. Dessa maneira há o incentivo à integração social através do esporte, o que já acontece com a equipe de futsal do acadêmico de Agronomia Gilson Aquino Júnior. O estudante disse que ele e seus amigos já treinam no CIRE todas segundas e quartas-feiras. “A gente treina e já tem uma turma que está fechada, então, a gente acabou formando um time. Estamos aqui participando e a nossa expectativa é ganhar, mas o principal é o lazer. A gente joga pra divertir. A gente encara isso como diversão e quando a gente faz algo feliz a gente tem um ganho maior”, explicou Gilson.

É grande também a expectativa dos campeões da última Copa Cuca. Carlos Júnior, estudante do curso de Engenharia Civil da FESP, contou que sua equipe quer o troféu novamente e que vão se esforçar para tal.

Sara Letícia Teodoro, futura engenheira ambiental, vai jogar handebol pelo seu curso e alega que a competição reúne as pessoas. Em palavras dela: “fica todo mundo junto e é sempre bom participar dos eventos da FESP”.

Além de Sara, Isabela Fonseca Reis, estudante de Educação Física, também registra a presença feminina no torneio. Sobre o menor número de meninas inscritas, Isabela explica: “os meninos estão mais participativos, mas a gente conseguiu fazer 3 equipes femininas em cada modalidade pra ter um campeonato bacana. As meninas da Educação Física são mais dispostas pra participar. Também é legal a socialização porque nem sempre a gente tem contato com as pessoas dos outros cursos que têm aula em blocos diferentes. E é sempre bom a gente incentivar a prática de esportes”.

Os jogos serão apitados por uma equipe especial de árbitros e os campeões de cada modalidade receberão troféus e medalhas.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Veja as fotos na Galeria de Imagens da FESP. CLIQUE AQUI.