O curta-metragem “O Anel”, produzido pelos alunos da Escola Estadual São José para o Festival de Vídeo Selton Mello FESP, conquistou o 1º lugar na Mostra Nacional do IV Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, realizado entre os dias 7 e 13 de Abril.

O professor Paulo Henrique Baldan Vallim, um dos coordenadores do festival passense, participou do evento e comentou que tanto os jurados, quanto os alunos elogiaram as produções do Festival Selton Mello. “Fiquei contente e acredito que esta conquista é resultado das oficinas que ministramos com os alunos em Passos. O audiovisual é uma ferramenta educacional importante se for bem empregada”, declarou Paulo Henrique.

Caetano Ingraci, diretor da Escola Estadual São José, comemorou a vitória: “É com imensa satisfação que recebemos esta notícia! Isso mostra que estamos percorrendo o caminho correto na educação de nossos alunos. A equipe da E. E. São José está em festa! Este prêmio nos comove e nos motiva a continuarmos acreditando que educação é o que forma a identidade o indivíduo”, disse.

O professor responsável pela produção, Fabiano Amorim Costa, contou que o aprendizado da equipe de alunos foi grande e que recebeu “valiosos elogios” do ator e diretor Selton Mello.

De acordo com Fabiano, o tema foi uma escolha dos próprios alunos. “O estudante Jean Maia, diretor do curta vencedor, mostrou animações com lutas de espada tipo Star Wars que ele havia feito em seu celular e a partir daí, sugerimos que daria para fazer um vídeo bem diferente. A ideia do filme e do roteiro foi toda do Jean e do restante do grupo. A professora Adriana Beatriz Polez Rocha também ajudou bastante no desenvolvimento do vídeo”, comentou.

"O Anel" usa da comédia leve e da temática baseada na ficção científica para contar uma história dentro de outra história, no contexto de uma relação entre pai e filho. O roteiro prioriza a imaginação, a câmera, em ângulos ora inesperados, e os efeitos de imagem e som colaboram para a comicidade inteligente da produção.

O prêmio recebido em Barra do Piraí será entregue na E. E. São José em data ainda não determinada e, segundo o professor Paulo Henrique Baldan Vallim, o próprio curador do Festival de Barra do Piraí vai participar da entrega em Passos.

Quem quiser assistir ao curta “O Anel”, basta acessar o canal oficial do Festival de Vídeo Selton Mello FESP, no Youtube, clicando aqui.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG