Cinco curtas produzidos para o Festival Selton Mello de Vídeo da FESP ficaram entre os 10 finalistas da Mostra Competitiva Nacional, que integra o IV Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí (RJ). Os professores Paulo Henrique Baldan Valim e Diovany Rezende Rodrigues, que coordenam o festival da FESP, vão participar do evento que acontece entre os dias 07 e 13.

O ator e diretor Selton Mello, que já coleciona os mais importantes prêmios do cinema nacional e internacional, comemorou as indicações do projeto do qual é padrinho. "Fiquei feliz de ver os filmes ganhando outros terrenos, é bom saber que os meninos estão fazendo coisas que estão indo pra outros lugares, fora de Passos", disse.

Para o professor Paulo Henrique Baldan Valim, que inscreveu os curtas, o objetivo da participação é expor o trabalho realizado pelos estudantes de Passos e abrir portas para a troca de experiências com os participantes de projetos semelhantes ao da Fesp.

Ele acredita que a temática dos filmes selecionados pode ser o grande diferencial na competição. “A relevância dos temas selecionados para a Mostra vem do toque irreverente, suave e sentimental, bem diferente da realidade reproduzida pelos estudantes cariocas, por isso tem grandes chances de um deles sair de lá com o prêmio oferecido”, aposta.

Os filmes passenses que concorrem ao prêmio de 2 mil reais são: “Uma Rosa Pra Você” e “Agalmata” do Colégio Tiradentes; “Inconsciente”, do Colégio Imaculada Conceição; “Ilusões de um sonho”, da Escola Estadual Profª Júlia Kubitschek e “O Anel”, da Escola Estadual São José.

Segundo a diretora do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Janaína Brasileiro, que tem dois finalistas concorrendo em Barra do Piraí, o Festival Selton Mello é um grande sucesso dentro da escola. “Os alunos esperam ansiosos pela data da inscrição. As ideias surgem em grupos de alunos através de fatos reais ou histórias ouvidas por eles. Todos se envolvem no processo de desenvolver o curta, aproveitam os conhecimentos adquiridos e também se divertem muito”, declara.

Para a diretora do Colégio Imaculada Conceição, Irmã Catarina Salviano, a produção do curta inovou o conceito de arte dos alunos, que tiveram palestras e oficinas com direcionamentos em relação à concepção e montagem. “Acreditamos que os alunos participantes aprenderam a importância do trabalho em equipe, somado ao aprendizado acadêmico de como explorar a arte através de documentários, por exemplo. Consideramos ainda que tudo isso tenha despertado para o compromisso e a responsabilidade de apresentar à sociedade um fato, uma visão de mundo que os jovens têm”, afirmou a diretora que destaca a participação no projeto como demonstração da disposição dos alunos em promover a cultura e a arte.

A diretora da Escola Estadual Profª Júlia Kubitschek, Sílvia Inez Silva, destacou a importância do Festival Selton Mello na descoberta de talentos, além de promover o interesse pela dramaturgia entre os estudantes. “A avaliação foi muito positiva, porque não só envolveu a equipe de produção como toda comunidade escolar. A nossa expectativa é a melhor possível. Quem sabe teremos surpresas agradabilíssimas?”

O IV Festival Internacional de Barra do Piraí recebeu inscrições de filmes de ficção em curta-metragem produzidos por estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas de todo o Brasil.

O evento aborda a produção audiovisual através de seminários, oficinas e duas mostras competitivas nas modalidades local e nacional, além da mostra internacional que não é competitiva. A expectativa de público é de pelo menos 3 mil pessoas por dia. Neste ano, o festival homenageia o ator Lázaro Ramos.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG