A Coordenação de Pesquisa e Extensão (CPEX) da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) está divulgando os editais de financiamento de pesquisas lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para o ano de 2013. São doze editais nos quais os professores interessados poderão submeter seus projetos de pesquisa e concorrer a financiamento. As informações dos editais completos estão disponíveis no link: http://www.fapemig.br/apoio/pesquisa/editais/

A Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, professora Marisa Lemos, se colocou à disposição para esclarecimentos e apoio na submissão dos editais e enfatiza a importância de se ter um projeto aprovado pela FAPEMIG com fomento de valores expressivos para desenvolvimento de pesquisa.

Confira um resumo dos 11 editais dos quais a FESP pode participar:

O edital número 16/2012 intitulado “Programa Hiperdia Minas” possui data de encerramento no dia 26/03/2013. Seu objetivo é financiar projetos de pesquisa focados em processos de atenção à saúde, à inovação e à qualidade da gestão, visando à redução da morbidade e da mortalidade por Hipertensão Arterial (HAS), Doenças Cardiovasculares (DCV), Diabetes Mellitus (DM) e Doença Renal Crônica (DRC).

O edital número 18/2012 intitulado “Incubadoras de Empresas de Base Tecnológicas” possui data de encerramento no dia 11/03/2013. Seu objetivo é apoiar o desenvolvimento das Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – IEBTs do Estado de Minas Gerais como estratégia paraageração de novos produtos, processos e empresas de base tecnológica,capazes de posicionar o Estado de Minas Gerais nos rumos da economia doconhecimento.

O edital número 17/2012 intitulado “Mestres e Doutores na Empresa” possui data de encerramento no dia 25/03/2013. Seu objetivo é financiar propostas conjuntas de empresas com Empresas e Entidades de Ciência Tecnologia e Inovação (ECTIs) sediadas no Estado de Minas Gerais, para o desenvolvimento de projetos de inovação, com a contratação de mestres e doutores, e de apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O edital número 01/2013 intitulado “Demanda Universal” possui data de encerramento no dia 01/04/2013. Seu objetivo é financiar projetos de pesquisa científica e tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

O edital número 02/2013intitulado “Manutenção de Equipamentos” possui data de encerramento no dia08/04/2013. Seu objetivo é apoiar financeiramente a cobertura de gastos com reparos e manutenção de equipamentos de laboratórios existentes, fora do período de garantia, cujo custo de aquisição tenha sido superior a R$ 100.000,00 (cem mil reais), destinados ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Estado de Minas Gerais.

O edital número 03/2013 intitulado “Programa Pesquisador Mineiro - PPM VII” possui data de encerramento no dia 08/03/2013. Seu objetivo é apoiar, através da concessão de cotas financeiras mensais (grants), os planos de trabalho coordenados por pesquisadores ou tecnólogos inerentes a projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação em desenvolvimento, financiados por instituições de fomento à pesquisa.

O edital número 05/2013 intitulado “Publicação de Periódicos” possui data de encerramento no dia 06/05/2013. Seu objetivo é financiar a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros, impressos ou por via eletrônica, em todas as áreas do conhecimento, mantidos e editados por Empresas e Entidades de Ciência Tecnologia e Inovação (ECTIs), sediadas em Minas Gerais e cadastradas na FAPEMIG, visando ampliar a divulgação de resultados das pesquisas científicas e tecnológicas.

O edital número 06/2013 intitulado “Bolsa de Incentivo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, destinada a Servidor Público Estadual” possui data de encerramento no dia 22/04/2013. Seu objetivo é conceder bolsas de incentivo a pesquisadores, servidores públicos estaduais, detentores de títulos de mestre e/ou de doutor, com vínculo funcional/empregatício na administração pública direta e/ou indireta do Estado de Minas Gerais e que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa científica e/ou tecnológica financiados por agências oficiais. Fomentar a atividade de pesquisa e o desenvolvimento tecnológico em área do conhecimento de interesse do Estado. Incentivar a qualificação do servidor público estadual, aumentando o potencial de pesquisa do Estado de Minas Gerais.

O edital número 07/2013 intitulado “Extensão em Interface com a Pesquisa” possui data de encerramento no dia 29/04/2013. Seu objetivo é financiar projetos de extensão, em interface com a pesquisa científica e/ou com o desenvolvimento tecnológico, a serem executados em Minas Gerais, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação de diálogo entre pesquisadores e sociedade.

O edital número 08/2013 intitulado “Programa Santos Dumont” possui data de encerramento no dia 08/05/2013. Seu objetivo é financiar projetos de iniciação tecnológica que permita ao professor orientar o discente a testar as teorias acadêmicas por meio da execução de projetos de cunho prático e possibilitar a participação das equipes discentes em competições tecnológicas de caráter educacional.

O edital número 09/2013 intitulado “Apoio à Criação e/ou Manutenção de Núcleo de Inovação Tecnológica” possui data de encerramento no dia 09/05/2013. Seu objetivo é apoiar financeiramente a criação, estruturação e manutenção, assim como a capacitação das equipes dos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs responsáveis por orientar, assessorar, apoiar e gerir atividades direcionadas à proteção intelectual e à transferência de tecnologia com foco em inovação.

FONTE: Coordenação de Pesquisa e Extensão FESP/UEMG – CPEX