A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) e o Clube Passense de Natação com o apoio do Colégio Status Positivo promovem nesta sexta-feira (23) o 6º Festival da Canção Canta FESP-CPN. O evento tem início marcado para as 20h no Salão Nobre do CPN.

Músicas inéditas serão apresentadas em uma noite de cultura e arte apresentando o talento de compositores que vêm de diversos lugares do Brasil. Ao todo o festival irá distribuir 12 mil reais em prêmios com uma classificação especial para a melhor música de Passos. Com os objetivos de divulgar a música popular brasileira, estimular a criação de composições musicais e revelar novos talentos, desde 2007 o Canta FESP, que em 2011 passou a ter a parceria do Clube Passense de Natação, movimenta a cidade de Passos e leva ao palco músicos talentosos que exibem composições de qualidade.

“O Canta FESP-CPN revela as belezas do Brasil, a cultura e a arte de modo a despertar a sensibilidade e a reflexão crítica. É uma noite de música, diversão e algo até então inédito em nossa região desde que os antigos festivais da canção deixaram de acontecer. Como uma escola de ensino superior, a FESP acredita na valorização da cultura e no resgate do apoio aos artistas não só de Passos, mas de todo o Brasil”, destaca o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper, que idealizou o festival.

Organizado pelas professoras Leila Maria Suhadolnik de Pádua Andrade e Sílvia Maria Soares Maia, o festival terá a apresentação de 17 canções. Entre as localidades dos compositores se destacam cidades de Minas Gerais como Belo Horizonte, Sete Lagoas e Governador Valadares, cidades de São Paulo, Santo André e São Paulo capital e até dois compositores de Vitória da Conquista (BA). Dois músicos de Passos se apresentam. São eles, o compositor Samuel Rabay e Felipe Grilo. (Confira lista completa com as canções, compositores e intépretes)

Durante o festival é distribuído um livreto com as letras de todas as composições. O Departamento de Comunicação e Marketing da FESP prepara em toda edição, um DVD com o registro das apresentações, que é disponibilizado para os concorrentes e é arquivado na Fundação e no CPN.

Para a organizadora Leila Andrade, o incentivo aos músicos com composições originais faz com que a música brasileira ganhe um repertório de novas criações que engrandecem a cultura brasileira. “Por isso a FESP e o CPN convidam a todos de Passos e região para prestigiar esse evento que é preparado com muito empenho pela nossa equipe”, disse Leila.

Confira as músicas, compositores e intérpretes do 6º Canta FESP-CPN

1 – Jurisprudência
Composição: Fernando Cavallieri
Intérprete: Fernando Cavallieri

2 – Déjà vu, atemporal
Composição: Walter Dias
Intérprete: Walter Dias

3 – Cocoa
Composição: Achiles Neto
Intérprete: Achiles Neto

4 – Segredos do olhar
Composição: Diorgem Júnior
Intérprete: Diorgem Júnior

5 – Cinema
Composição: Marcos Catarina
Intérprete: Marcos Catarina

6 – Um toque de azul
Composição: Geraldo Olliveira
Intérprete: Geraldo Olliveira

7 – O Sal
Composição: Zebeto Corrêa
Intérprete: Zebeto Corrêa

8 – Guaiana
Composição: Bilora
Intérpretes: Ritinha Carvalho e Marcelo Barum

9 – Fechado pra balanço
Composição: Samuel Rabay
Intérprete: Samuel Rabay

10 – O violão
Composição:Taquinho de Minas
Intérprete: Taquinho de Minas

11 – O kilo do homi
Composição: Walter Lajes
Intérprete: Walter Lajes

12 – Proscênio
Composição: Sandro Livahck
Intérprete: Sandro Livahck

13 – Quem será
Composição: Marcia Cherubin
Intérprete: Marcia Cherubin

14 – Choro sem Parcimônia
Composição: Sandro Dornelles / Carlos Scherer
Intérprete: Sandro Dornelles

15 – 14 de novembro
Composição: Luis Dillah
Intérprete: Luis Dillah

16 – Teia da vida
Composição: Ruthe Glória
Intéprete: Ruthe Glória

17 – Quem vai questionar o rei
Composição: Felipe Grilo
Intérprete: Felipe Grilo

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG