Alunos bolsistas da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) participaram nos dias 05 a 07 de novembro em Belo Horizonte do 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Em 2012, foram aprovados 29 trabalhos de alunos da FESP que são bolsistas dos programas de pesquisa e extensão da UEMG. No período do seminário os estudantes exibiram pôsteres com suas pesquisas desenvolvidas ao longo do ano. Os professores pesquisadores Andréia Aparecida Reis de Carvalho, Itamar Teodoro de Faria, João Vicente Zampieron, Sônia Lúcia M. Zampieron e Nilzemar Ribeiro de Souza participaram de mesas coordenadas com apresentação oral de seus trabalhos científicos desenvolvidos na FESP.

O professor mestre Itamar Teodoro de Faria, representou a Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP (CPEX) e também apresentou o trabalho na categoria pôster intitulado: Registro e Documentação das Atividades de Extensão da Fundação de Ensino Superior de Passos / FESP. Itamar afirma que os congressos de pesquisa e extensão são ocasiões para alunos e professores tornarem públicas as suas pesquisas e suas atividades de extensão. “É um excelente momento para a socialização do conhecimento, estabelecimento de contatos e ampliação de horizontes. A programação foi muito extensa e rica. Nesse sentido, o evento foi um grande sucesso e a FESP teve um grande destaque já que é a unidade da UEMG com o maior número de trabalhos apresentados”, afirma o professor.

Os alunos também foram acompanhados pela secretária da CPEX Graziela Funchal e participaram de diversas palestras com atividades de extensão. Os avaliadores do 14º Seminário de Extensão da UEMG elogiaram a FESP devido à qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos e reafirmaram a importância dos projetos desenvolvidos na instituição.

A abertura do evento foi realizada no Auditório do Instituto de Educação/IEMG. Participaram da abertura o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Dr. Nárcio Rodrigues, o Reitor da UEMG, Prof. Dijon Moraes Júnior, a Profª Terezinha Gontijo, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação e a Profª. Vânia Costa, Pró-Reitora de Extensão.A palestra de abertura nomeada “Sobrevivências” foi apresentada pela conferencista Profª Vera Casa Nova, atualmente aposentada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Após a palestra a Orquestra da Escola de Música da UEMG, regida pelo maestro professor Willstwerman Sottani Coelho, encantou o público. O lançamento dos Anais do 14º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG; Catálogo de Publicações Científicas dos Docentes da UEMG - Ano-base 2011; Caderno do Encontro de Extensão da UEMG – 2011, aconteceu em seguida.

O evento recebe aproximadamente 600 pessoas em cada edição e neste ano tornou-se ainda mais grandioso com a novidade de estar vinculado à Semana UEMG. O objetivo é contribuir para uma aproximação mais efetiva e maior comprometimento da Universidade com a comunidade das regiões nas quais está inserida.

“A FESP ao participar deste evento tem como princípio divulgar os trabalhos científicos desenvolvidos por nossos alunos bolsistas e também para que os mesmos tenham a possibilidade de ampliar seus conhecimentos em diversas áreas”, afirmou a Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FESP, professora doutora Marisa Lemos.

FONTE: Coordenação de Pesquisa e Extensão da FESP/UEMG – CPEX