A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) promoveu na quarta-feira (24) mais uma noite de divulgação científica com a realização do II Seminário de Pesquisa e Extensão. Organizado pelo diretor do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da FESP, professor doutor Eduardo Goulart Collares e pela coordenadora de Pesquisa e Extensão, professora doutora Marisa da Silva Lemos, o Seminário aconteceu nos mesmos moldes do Congresso Sul Mineiro de Iniciação Científica, realizado na terça-feira, só que com a publicação de Resumos Expandidos em Caderno de Resumos disponível em CD-ROM, diferente do Congresso que teve a publicação de Artigos Completos.

Os organizadores frisaram que a divulgação científica foi um dos grandes objetivos do FESP INOVA e que tanto o Congresso quanto o Seminário cumpriram o seu papel. Segundo Collares, a FESP tem desenvolvido importantes projetos de pesquisa e extensão e com a divulgação no Congresso e Seminário que tiveram a participação de mais de 50 instituições diferentes, os trabalhos realizados ganham uma maior repercussão. “Temos conseguido aprovar projetos importantes em fontes de fomento à pesquisa científica e isto tem movimentado muito a nossa equipe de pesquisadores”, disse o professor. “O evento mostrou a toda a comunidade o alto nível de produção científica realizada pelos professores pesquisadores e alunos bolsistas da FESP. Estão em andamento na FESP mais de 30 projetos de pesquisa e extensão com mais de 60 alunos bolsistas da FAPEMIG, UEMG, CNPq e FESP. Nesta edição, o Seminário toma corpo e abrange amostras científicas não só da FESP como da região”, destacou a responsável pela organização executiva do Seminário, professora Marisa.

Os trabalhos apresentados abordaram as mais diferentes áreas. Os alunos dos cursos de Comunicação Social – Publicidade e Jornalismo mostraram pesquisas importantes desenvolvidas em diversas subáreas da grande área da Comunicação, em sessão de pôster, que teve início às 18h.

O aluno Allan Thalles Galdino Costa, estudante de Jornalismo e funcionário do Departamento de Comunicação e Marketing da FESP, apresentou o trabalho “Rebelde: uma trama de conflitos adolescentes”, que tem por objetivo analisar a construção dos estereótipos femininos na novela mexicana Rebelde e é orientado pelo professor mestre Antônio Donizeti de Carvalho.

O aluno de publicidade Renato Carnevalli Elias, apresentou o trabalho “Marketing de Inovação: um estudo de caso da entrada da cerveja Heineken no mercado brasileiro”, sob a orientação da professora Nara Guimarães.

Na área de Direito, o professor e assessor jurídico Alisson Thales Martins apresentou o estudo “Lixo eletrônico (E-waste): alternativas e soluções” que também será apresentado em forma de minicurso na sexta-feira à noite.

A estudante de Serviço Social Vanessa Aparecida Magri, sob a orientação da professora doutora Andreia Aparecida Reis de Carvalho Liporoni, apresentou a temática “Os canais de participação social existentes na cidade de Passos”.

Trabalhos na área de Tecnologia e Engenharia também foram destaques, com apresentações do Projeto Grande Minas que promove o zoneamento ambiental do médio Rio Grande e tem a coordenação geral do professor Eduardo Collares. As áreas de Saúde e Educação também apresentaram seus trabalhos.

Os alunos ficaram satisfeitos com a participação no Seminário e acreditam que a divulgação do trabalho traz melhorias para a estrutura e a interação com o público e coloca o conhecimento em prática. “Participar do Seminário e ter meu resumo aprovado foi muito importante nessa etapa que está minha pesquisa que resultará no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A professora que avaliou o meu pôster elogiou o meu trabalho e fiquei satisfeito em poder divulgar o que estamos estudando. A pesquisa só tem valor quando ela é colocada à disposição da comunidade”, disse o estudante Allan Thales.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG