A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) em comemoração ao Dia do Professor, que é celebrado em 15 de outubro, realizou na noite de ontem (16) a edição anual do Professor Nota A, que tem o apoio de grandes parceiros como a Folha da Manhã. Por entender que no processo ensino-aprendizagem a ação do professor é de importância primordial desde a escola infantil até a Universidade, a FESP, por meio do Núcleo Acadêmico de Educação, reconhece e valoriza o trabalho desse profissional. Em sua quarta edição, a solenidade foi realizada no Espaço Tropeiro comandada pelo presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

A homenageada especial da FESP deste ano foi a Diretora do Núcleo Acadêmico de Ciências Biomédicas e da Saúde, professora Tânia Maria Delfraro Carmo, que recebeu a homenagem através da coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria José Pessoni Goulart. O diretor do Núcleo Acadêmico de Educação, professor Anderson Jacob Rocha, a superintendente de Ensino da 27ª SRE-MG/Passos Eunice Blanco Pereira Lima, a secretária municipal de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo também participaram das festividades do projeto, que é coordenado pelas professoras da FESP, Silvia Maria Oliveira Soares Maia e Leila Maria Suhadolnik Pádua Andrade.

Os certificados para os professores das escolas de Passos e dos cursos da FESP foram entregues pelo professor Fabio Kallas e pela professora Tânia Carmo. “Cada ano que passa ficamos mais surpresos com a grandeza dos eventos que trabalhamos com tanto empenho. O Professor Nota A é um dos nossos projetos especiais. Homenagear os professores é muito gratificante para  a FESP e para toda a comunidade de Passos que têm em seus professores, profissionais que fazem com que nossa cidade cresça e se desenvolva. O profissional da Educação precisa ser homenageado. Ele enfrenta muitas dificuldades em seu dia a dia, mas é a uma profissão de extrema importância e que a FESP se sente no papel de destacar e reforçar”, disse o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Kallas.

O diretor da Folha da Manhã, empresa jornalística que é parceira do projeto, Carlos Antonio Alonso Parreira, destaca que o interesse em participar do projeto surgiu da importância dos veículos de comunicação em informar a sociedade sobre a importância do papel do professor e de sua valorização. “Recentemente li um texto que fala sobre a importância da construção do futuro do Brasil, que deve começar pela formação das crianças. E para promover a Educação das crianças é preciso bons professores. Valorizar e enaltecer a figura desse profissional pode promover avanços no ensino no Brasil”, frisou Carlos Parreira.

A professora Tania, homenageada especial da FESP, está na instituição há 29 anos e desenvolve um trabalho diferenciado na área de saúde, principalmente a enfermagem, área de sua graduação, e participa e lidera projetos importantes e grandiosos como a estruturação do curso de Medicina da FESP. “É uma honra muito grande receber esta homenagem em uma experiência única. Só consegui os resultados do meu trabalho com o apoio dos meus colegas da FESP e principalmente dos nossos alunos que nos motivam a cada dia. Sou plenamente realizada profissionalmente e muito dessa realização eu devo à FESP. A FESP cumpre o papel maravilhoso de levar o conhecimento para a comunidade. A região nos aceita muito bem e temos permitido que as pessoas tenham saúde, qualidade de vida, cultura, entre outros, por meio dos nossos projetos de extensão”, disse a professora Tânia.

Entre as entregas de cada categoria – professores de escolas particulares, estaduais, municipais, federais e núcleos acadêmicos da FESP, houve apresentações artísticas por meio de diversos projetos culturais que a FESP realiza ao longo do ano. Os vencedores do 6º Festival de Poesia e 7º Festival de Interpretação de MPB mostraram o talento e o intercâmbio que a FESP promove com as escolas de Passos, trazendo os alunos para participarem dos projetos realizados.

Para uma das organizadoras do Professor Nota, a professora Leila Andrade, a cada edição o projeto tem uma visibilidade ainda maior e reconhecer o papel do professor não só dentro da escola, mas na sociedade coloca em evidência a importância da Educação na vida das pessoas. “Os professores ficam emocionados com a homenagem. É uma profissão que é tão desvalorizada na sociedade e a FESP promove um resgate com essa ideia maravilhosa do Professor Nota A e ficamos sempre satisfeitos com a repercussão”, disse.

Ao todo foram homenageados 44 professores, sendo 12 de escolas particulares; 18 de escolas estaduais; 13 de municipais e 1 do Instituto Federal. A opinião dos homenageados e dos participantes do evento é unânime, mostrando não só um destaque para os profissionais, mas um momento de se pensar a carreira, a área da Educação e comemorar os avanços obtidos por meio de um trabalho que passa a ser reconhecido no Professor Nota A. “A carreira de professor para mim é muito gratificante. Professor não é só estar dentro de sala de aula. É formar nossos alunos com exemplo, com dedicação e é uma carreira que é fascinante. A FESP está de parabéns por esse evento. É uma recompensa para os nossos professores. Eles precisam de incentivo e isso é muito bom”, disse a superintendente de Ensino da 27ª SER-MG/Passos, professora Eunice Blanco Pereira Lima.

Uma das homenageadas, pela Escola Estadual Geraldo Starling Soares, professora Bernadete Julia de Almeida Rattis, comemorou a alegria de receber o título de Professor Nota A que vai ficar em sua memória. “Ser reconhecida por todos da escola nos faz perceber a responsabilidade de se fazer um trabalho consciente e planejado. Trabalho como professora há 20 anos. Fui bancária, trabalhei em outras atividades para depois ser professora. Tinha medo porque achava que era difícil ser professora, mas à medida que fui ensinando os alunos é que foram me ensinando a gostar e sou apaixonada pelo meu trabalho”, disse Bernadete.

Conheça o nome dos professores homenageados por escola

Escolas Particulares
CEFAN – Antonino Borges da Fonseca
Colégio Del Rey – Maria da Penha Batista Silveira
Colégio Imaculada Conceição – Maria Júlia M. de Morais Dias
Colégio Objetivo – Fátima Aparecida S. Leite
Colégio São Francisco – Adelino Francklin
Colégio Status – Wendley  Gonçalves de Souza
Colégio Interação – Maristela Gonçalves Lemos
Instituto Educacional Maris Célis – Wallison Costa Parreira
ETEP- Escola Técnica de Passos – Michael Silveira Reis
Escola Técnica Prof. José Paulo de Souza – Leandro Rodrigues de Lima
Lua de Cristal – Vanessa Aparecida Reis
Escola Boa Semente – Cristiane Lopes da Silva

Instituto Federal   
IFSULDEMINAS – Campus Passos – Janaína Faustino Leite

Escolas Estaduais   
E.E. Caetano Machado da Silveira – Maria da Penha Barbara Hespanhol
E.E. Deus, Universo e Virtude – Núbia Simone Ribeiro
E.E. Dr. Tancredo de Almeida Neves – Fernanda Vilela Alves Faria
E.E. Dulce Ferreira de Souza – Nilton Rodrigues de Oliveira
E.E. Francisco da Silva Maia (usina) – Donizeti Batista Machado
E.E. Profª Júlia Kubitschek – Lenicia Silva di Sessa
E.E. Lourenço de Andrade – Lidia Mariana Ferreira de Queiroz
E.E. Nazle Jabur – Marlon Henrique de Oliveira
E.E. Neca Quirino – Irení Proença Ajeje Bachião dos Santos
E.E. Neca Quirino (GOT) – Maria de Fátima Cintra
E.E. Geraldo Starling Soares – Bernadete  Júlia de Almeida Ratis
E.E. Luiz de Melo Viana Sobrinho – Tércia Negrão Santos Souza
E.E. Prof° Jair Santos – Junia Maria Faria dos Santos
CESEC Dona Emilia Leal – Soraia Maria Lemos Teixeira
E.E. Nossa Senhora da Penha – José Eduardo de Souza
E.E. São José – Diana Carolina Souza
Colégio Tiradentes da PMMG – Naide Cristina da Silva Ribeiro
E.E. Abraão Lincoln – Célia Alves dos Santos   
Escolas Municipais   
E.M. Amélia Jabace – Anunciação Alves
E.M. Cel Azarias José Lemos – André Luiz do Nascimento
E.M. Silas Roberto Figueiredo – Sandra Regina de Macedo Bomfim
E.M. Dr.Manoel Patti – Camila Celeste de Castro Silva
E.M. Geralda Candida de Oliveira – Hélio Hamilton Figueiredo
E. M. Jalile Barbosa Calixto – Miriam Ramos Cardoso de Freitas Parecido
E.M. Oilda Silveira Coelho – Cláudia Aparecida Torres
E.M. Prof.Hilarino Moraes – Inês dos Reis Lima
E.M. Prof. Ananias Emerenciano Campos – Maria José Pereira Carvalho
E.M. Professora Francina de Andrade – Maria do Carmo Conceição Silva Silveira
E.M. Angela Aparecida da Silveira – Marcele Cristina Medeiros Lima
E.M. Emília Leal – Josilaine Cristina da Silva Carvalho
E.M. Luzia de Abreu – Maria Aparecida Reis das Graças.

Conheça os professores homenageados da FESP

Homenagem Especial – Tânia Maria Delfraro Carmo   

Núcleo Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Direito – Paulo Felipe Pereira
Administração de Empresas – Renaldo Antonio  Souza
Ciências Contábeis – Marcelo Soares de Oliveira
Gestão Comercial – Alessandro de Castro Borges
Serviço Social – Luciane Silva Nascimento França
Publicidade e Jornalismo – Nara Guimarães da Silva
Moda – Maria Isabel Sulino Silveira

Núcleo Acadêmico de  Ciências Biomédicas e Saúde
Biomedicina – Júlio César Pereira
Enfermagem – Luiz Camilo Silveira Teodoro
Nutrição – Jussara de Castro Almeida
Ed. Física – Jean José Silva
Ciências Biológicas – Sônia Lucia Modesto Zampieron
   
Núcleo Acadêmico de Tecnologia e Engenharia
Engenharia Civil – Rui Rodrigues Maia
Engenharia Ambiental – Célio de Pádua Dias
Engenharia de Produção – Marcelo Galvão Fonseca
Agronomia – Bruno Silva Pires
Sistemas de Informação – Anderson Ferreira Souza

Núcleo Acadêmico de Educação
Pedagogia – Maria Carla Faria Ribeiro
História – Laura Gianini
Matemática – Maria de Fátima Freitas Bernardes
Letras – Julio Cesar Machado
UNABEM – Maria do Carmo Fajardo de Freitas

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

Confira a galeria de imagem. Clique AQUI