Começa neste sábado, 1º de setembro, o Festival Gastronômico Sabor de Passos, promovido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), concurso em que bares e restaurantes competem pelo prêmio de melhor petisco do ano.  Neste ano são 18 estabelecimentos que oferecem os pratos para a apreciação do público no período de 1º de setembro a 4 de novembro. (Confira lista dos participantes e nome dos pratos ao final da reportagem). Petiscos saborosos, inusitados, com visual super caprichado, a preços populares em ambientes agradáveis fazem do festival um sucesso fomentando a economia e o turismo na cidade. Em sua quinta edição o projeto conta com o apoio de diversas empresas de comunicação entre elas a Folha da Manhã e a Revista Doce Mar de Minas.

Para os 65 dias do concurso, os organizadores preveem um público de 20 mil pessoas nesta edição, número que vem aumentando a cada ano, contando inclusive, com a participação de pessoas que moram em outros países e visitam a cidade.

“O Festival Sabor de Passos é um dos projetos da FESP que mais envolve a comunidade de Passos e região. São dois meses nos quais só se fala em qualidade, sabor e atendimento, o que passa a ser rotineiro nas mesas dos bares. Este projeto de extensão da FESP é um projeto que consolida nossa cidade como polo regional de serviços de qualidade. A dedicação da coordenação do Festival estimula a população e eleva a marca FESP de modo inigualável. É um projeto importante que movimenta a economia, incentiva os estabelecimentos a manterem a qualidade de seus produtos e serviços e é uma delícia, um estímulo para toda a população”, destaca o Presidente do Conselho Curador da FESP, Professor Fabio Pimenta Esper Kallas.

Os pratos inscritos em 2012 têm ingredientes e decoração variados, com grande inspiração na comida mineira e brasileira, mas também com muitos elementos característicos das culinárias chinesa, francesa, americana, indiana, havaiana e árabe. 

Votação

Um dos diferenciais do 5º Sabor de Passos é o foco na beleza do prato, que virou um quesito a ser votado nas cédulas. O público que aprecia os petiscos concorrentes pode votar através de cédulas entregues nos próprios estabelecimentos concorrentes, onde ficam as urnas de depósito dos votos.  Na cédula, o público avalia os quesitos Sabor, Beleza, Criatividade, Higiene e Organização, Banheiro e Atendimento.

Além do júri popular, há uma comissão da FESP e um corpo de jurados selecionados que frequentam incógnitos o estabelecimento e tem cédulas e quesitos mais detalhados. O corpo de jurados e a comissão avaliam além do prato, a postura e atitudes do competidor. Os jurados são escolhidos na sociedade entre gastrônomos, formadores de opinião e assíduos frequentadores de bares e restaurantes. A apuração dos votos é feita pelo Instituto de Pesquisas de Opinião da FESP (IPFESP), nas semanas seguintes ao término da votação.

“A cada ano a competição torna-se mais acirrada. Muitos ficam esperando durante o ano todo para chegar o momento de participar do Sabor de Passos. A disputa é harmoniosa e incentiva o crescimento dos estabelecimentos. Além disso, envolvemos nossos alunos de vários cursos que desenvolvem práticas de conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas”, observa a coordenadora do projeto, a professora Heliza Faria, lembrando que a organização e logística do evento fica a cargo da FESP e a divulgação é feita em parceria com 11 empresas ligadas à comunicação.

Os preços dos pratos de 2012 variam de R$ 30 a R$ 35 e os dias e horários em que são servidos são definidos pelo estabelecimento.

Premiação

São eleitos o melhor tira-gosto, melhor atendimento, melhor prato mineiro, melhor banheiro, prato mais criativo, com peso de 50% dos votos do público e 50% dos votos do júri. O prêmio do júri é retirado apenas das notas dos jurados e o de melhor atendente - garçom ou garçonete - tem votação exclusiva pela Internet. Já o de melhor acessibilidade é avaliado pelo curso de Engenharia Civil. Este ano mais dois novos prêmios prometem incrementar ainda mais a disputa: melhores práticas nutricionais (julgado pelo curso de Nutrição) e melhor estabelecimento (bar ou restaurante) escolhido exclusivamente pelo voto do público. 

Conquistas e histórias

O projeto teve início em setembro de 2008 e de lá para cá, 41 estabelecimentos diferentes já entraram na disputa, com 61 petiscos diferentes. Todos os anos a coordenação do projeto percebe o grande crescimento da participação de moradores da região que, no último ano, representou um crescimento de 35%, além da participação de estrangeiros. 

A Professora Heliza lembra das histórias interessantes que o Festival já acumulou ao longo dos três anos. “Existem pessoas que fazem do festival um verdadeiro esporte, experimentando todos os pratos e disputando com amigos quem vai a mais estabelecimentos”. Ela garante que existem muitas pessoas em Passos que já experimentaram todos os pratos servidos em todas as quatro edições.

O Festival movimenta ainda ações na internet pelo site da FESP (www.fespmg.edu.br), Blog do Festival (sabordepassos.wordpress.com) e redes sociais. Além das ações na internet, é disponibilizado o guia impresso Roteiro do Sabor, para distribuição nos estabelecimentos. Todo concorrente recebe um kit com banner, bandeirolas e ainda há a divulgação nas mídias convencionais. O apoio cultural fica por conta da Ponto 10 Outdoor, SignMaker Comunicação Visual, CNA Inglês Definitivo, Rádio Jovem Pan, Revista Doce Mar de Minas, Portal Passos News, Sênior Uniformes, Gráfica Letrícia, Guia Paparazzo e Polícia Militar.

 

PARTICIPANTES E PRATOS

À Moda Antiga – Prato: Peixisco

Bar e Restaurante do Vanderli – Prato: Escalope de Frango

Casa de Caldos Bem Feitinho – Prato: Quinto Petisco

Cia da Esfiha – Prato: China Brazuca

D’Luigi – Prato: Samba de Minas

Espetinho Sabor & Poesias – Poema XX

Esquina do Espeto – Prato: Água na Boca

Globo Choperia – Prato: Costelinha à Moda do Globo

Parmegiana e Cia – Prato: Filé da Cia

Passatempo Happy Hour – Prato: Vem que tem!

Petisco da Moda – Prato: Costelinha Tropical

Pilão – Prato: Girassol do Pilão

Pintado D’Ouro – Prato: Menrrolei na Tilápia

Primu’s – Prato: Obra Primu’s

Prosa Mineira – Prato: Três Dedos de Prosa

Puro Sabor – Prato: Delícia Arretada

Sushi Lounge & Grill – Prato: Lombo Oriental

Wiskcritório da Cerveja – Prato: Wiskibão de Frango

 

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG