Doze escolas de Passos do Ensino Fundamental e Médio participarão nesta sexta-feira (31) do 6º Festival de Interpretação de Poesias produzido pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG). Muita emoção, recursos cênicos e criatividade marcam as apresentações das poesias de autores diversos da Literatura Brasileira e Internacional. A apresentação é aberta ao público e acontece a partir das 19 horas no Bloco 8 da FESP, Auditório Professor Armando Righetto (Rua dos Funcionários, 388 – Bairro: Belo Horizonte).

O júri que avalia as interpretações é composto por professores e alunos da FESP, principalmente dos cursos de Letras e Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e apreciadores da arte e escritores. São julgados os critérios de Interpretação, Presença de palco e Comunicação.

Organizado pelas professoras Leila Andrade e Sílvia Maia, o Festival procura não repetir os poetas cujos poemas interpretados já tenham sido vencedores em edições passadas. Grandes novidades para este ano estão no rol de apresentação, entre elas a poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, que terá o seu trabalho divulgado já que é uma autora pouco conhecida no Brasil. O inglês William Shakespeare também emprestará seu brilho e sua narratividade poética com o texto “A diferença entre o amor e a amizade”. Poetas românticos, como Gonçalves Dias, simbolistas, como Cruz e Souza e contemporâneos como Jô Soares, Arnaldo Antunes e Pedro Bial, fazem desta edição de 2012 uma das mais ecléticas de todos os Festivais de Poesia da FESP, que ainda traz o poema “Vagalomem” do escritor passense Antonio Barreto. (Confira a lista completa de participantes abaixo)

Além da classificação em primeiro, segundo e terceiro lugares, para cada nível de ensino, de acordo com a professora Leila, a novidade deste ano será um prêmio surpresa para a escola que tiver mais integrantes na plateia. O Festival é uma iniciativa cultural da FESP que é um projeto de extensão voltado à comunidade e que a cada ano fortalece o trabalho de incentivo à leitura, à arte e à reflexão crítica. “Temos expectativa de que, através desses eventos culturais, possamos entusiasmar os jovens de ensino fundamental e médio a apreciar poetas alavancando assim a cultura no nosso município”, disse Leila.

ESCOLAS PARTICIPANTES E POESIAS QUE SERÃO INTERPRETADAS

COLÉGIO DEL REY
Ensino Fundamental: Quando (Sophia de Mello Breyner Andresen – Intérprete: Raissa Barbosa Maia)
Ensino Médio: Ser doido-alegre, que maior ventura! (Antonio Aleixo – Intérprete: Alexandre Silva Queiroz)