A Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), por meio do curso de Nutrição comemora nesta sexta-feira (31), o Dia do Nutricionista, com a realização do VI Encontro de Nutrição. Serão duas palestras, sendo a primeira com início previsto para as 19h no Bloco 6 da FESP (Rua Dr. Carvalho, 1.410)

O dia 31 de agosto, que é dedicado à comemoração do Dia do Nutricionista, foi instituído devido a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) na mesma data tendo como primeira presidente a mineira, Firmina Santana. A FESP comemora a data com o objetivo de valorização do profissional nutricionista e reconhecimento do seu trabalho como meio indispensável para garantir a saúde e o bem estar da população.

A primeira palestra terá como tema a “Atuação em Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição”, com a nutricionista da empresa GRSA, que atua em Passos na SEARA, Viviane Costa Souza. A segunda palestra será uma apresentação conjunta com o tema “Atuação em Saúde Pública: Atuação no PSF - Programa de Saúde da Família,” com a nutricionista Nilce Xiol, ex-aluna da FESP, atual docente do curso de Nutrição e o tema “Atuação no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família”, com a nutricionista Fernanda Queroz, também ex-aluna da FESP.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da FESP, Profa. MsC. Vivian Freitas Braga Silveira o Dia do Nutricionista pode ser comemorado com muito entusiasmo, pois são muitas as conquistas ao longo dos anos e o curso de Nutrição da FESP tem trabalhado para promover ainda mais avanços na área, contribuindo com a qualidade de vida da população. Entre as conquistas Vivian cita o reconhecimento do nutricionista como importante profissional de saúde e membro das equipes multidisciplinares de saúde e o aumento do número de pesquisas científicas na área de nutrição e alimentação.

“Em nossa região, tem se expandido muito a contratação do profissional nutricionista, em prefeituras, para o gerenciamento da Merenda Escolar, atuação no NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e/ou Atendimento nutricional ambulatorial, em hospitais e em restaurantes comerciais para orientar o preparo adequado dos alimentos. Estamos conquistando cada vez mais espaço e trabalhando para mostrar à população que cuidar da alimentação é garantir uma vida melhor”, disse Vivian

O curso de Nutrição da FESP se destaca ainda oferecendo atendimento gratuito à população por meio do Centro de Atendimento Nutricional (CAN) e apoio a crianças e adolescentes com necessidade de reeducação alimentar com o Núcleo de Apoio à Criança com Obesidade (NACO).

Além dos alunos do curso de Nutrição estão convidados para o Encontro os profissionais da área e o público leigo interessado. A entrada é gratuita.

FONTE: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG