O Ambulatório Escola (AMBES) da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) está desenvolvendo um trabalho diferenciado com o CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento) que é uma versão do CTA tradicional para ser levado a praças, eventos e outros. O CTA tradicional que é localizado no AMBES realiza de forma gratuita, sigilosa e anônima, exames anti-HIV, hepatite B e C e sífilis em todas as pessoas que queiram se testar ou que foram expostas a uma situação de risco.

Além do incentivo à testagem, o CTA Itinerante tem o objetivo de informar a população sobre as formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), AIDS e Hepatites Virais e divulgar os serviços disponíveis no AMBES. Nos últimos meses, o trabalho do CTA Itinerante tem sido levado a diversas oportunidades de divulgação do trabalho. No último domingo, dia 29 de julho, a equipe do AMBES, juntamente com os estagiários do curso de Enfermagem, participaram da VI Parada do Orgulho Gay de Passos como parceira e patrocinadora do evento. O AMBES forneceu ao evento 100 camisetas e 15 mil preservativos.

No início de julho o CTA Itinerante foi levado ao município de Alpinópolis onde foram realizados 73 testes para HIV e Hepatite C (teste rápido) e a orientação de cerca de 170 pessoas por meio de palestra de conscientização e ainda a distribuição de 2 mil preservativos e folhetos educativos.

De acordo com a coordenadora do AMBES, Enf. Cleide Augusta de Queiroz, através da testagem o CTA Itinerante facilita a cobertura do diagnóstico precoce de AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis o que é muito importante para evitar complicações e assegurar maior qualidade de vida às pessoas infectadas. “A iniciativa procura facilitar o acesso não só à testagem, mas principalmente às informações seguras e precisas passadas por profissionais, enfermeiros, psicólogo, assistente social e estudantes do curso de Enfermagem e chamar a atenção da sociedade para a importância da realização do exame. Estima-se que 630 mil pessoas vivam com HIV no Brasil. Dessas 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua condição sorológica”, enfatizou Cleide.

O AMBES fica à Rua Sabará, 164. O telefone de contato é o 3529 8030.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing