A coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia, Maria da Graça Rodrigues Brant, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES) esteve presente no I FESP INOVA para conhecer a unidade do Centro Vocacional Tecnológico – CVT da FESP e inaugurar três novos polos da rede em Passos, um no Centro de Ciências, outro na Biblioteca Comunitária José Arlindo Menezes, no bairro Coimbras e outro no Projeto Amar. Maria da Graça é a coordenadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais em 2011.

Na oportunidade, a representante pôde perceber a interação do Centro de Ciências com o CVT que também é vinculado a SECTES. 

Segundo Maria da Graça, o Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia tem o objetivo de mobilizar instituições de ensino e pesquisa, museus e centros de ciências, prefeituras e escolas dos municípios mineiros para a divulgação científica. “Mobilizamos por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia esses objetivos. Além da população em geral, crianças e adolescentes são convidados a conhecer e discutir as aplicações e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas sobre desenvolvimento do país e da economia global”, frisou Maria da Graça.

Os novos pólos parceiros do CVT da FESP oferecerão os cursos da rede na modalidade EaD (Ensino à Distância). Ao todo serão disponibilizados cerca de 50 cursos de diferentes áreas como informática, meio ambiente, agropecuária, cidadania, empreendedorismo e primeiro emprego. “A interatividade do CVT com outras unidades como o Centro de Ciências, o Projeto Amar e a Biblioteca Comunitária faz com que o acesso aos benefícios da rede sejam expandidos e levados a um maior número de pessoas da comunidade. O trabalho do CVT da FESP vem crescendo a passos largos e os resultados são evidentes”, disse o coordenador da unidade do CVT da FESP, professor José de Paula Silva.

Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing