Candidatos na passagem de som

Acontece nesta sexta-feira na FESP a sétima edição do Festival de Interpretação de Música Popular Brasileira – Canta FESP, entre escolas de ensino médio de Passos. O evento começa as 19h e será no estacionamento da Biblioteca, Bloco 4, entrada pela Avenida Doutor Breno Soares Maia. Hoje à tarde, os candidatos estiveram testaram o som no local do evento.

Dezesseis escolas estão inscritas e as  músicas e intérpretes já foram escolhidos (confira a lista). O Canta FESP vai encerrar a Semana Universitária dos cursos da Faculdade de Filosofia de Passos. O evento, que já é tradição em toda a região, tem como objetivo difundir a MPB entre estudantes de escolas de ensino fundamental e médio, da rede pública e privada. “O projeto tem cumprido seus objetivos e estamos felizes por estarmos na sétima edição. O Canta FESP tem contribuído para o enriquecimento do repertório dos estudantes de Passos e região, além de revelar talentos e promover o intercâmbio entre a FESP e a comunidade, que é uma marca característica da fundação que procura colocar todo o conhecimento desenvolvido por meio dos professores e estudantes a serviço da comunidade”, frisou o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fábio Pimenta Esper Kallas.

Podem participar do festival, alunos matriculados e com freqüência comprovada no ensino fundamental e médio, incluindo cursos pré-vestibulares e escolas técnicas e profissionalizantes, e o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Um júri composto por 10 jurados vai avaliar os quesitos qualidade de voz, afinação, interpretação e presença de palco. Os cinco primeiros intérpretes receberão prêmios que vão de R$ 500,00 (1º lugar) a R$ 100,00 (5º lugar). As escolas participantes receberão troféus.
Será premiada ainda a melhor banda formada por alunos e/ou professores da escola com um prêmio no valor de R$ 500,00.

A melhor torcida também será premiada e os quesitos para o julgamento são torcida educada, uniformizada, alegre, numerosa, criativa e proibida de usar instrumentos sonoros. O prêmio é um kit de informática para a escola e um banner de Melhor Torcida do VII Festival de Interpretação 2011.
Uma outra novidade para a edição deste ano é a participação do ator, diretor de teatro e integrante do Grupo Coliseum, Pedro Silva que está assessorando artisticamente as escolas para que desenvolvam melhor os números musicais.

Entre os compositores que serão apresentados estão Frejat, Rita Lee, Djavan, a banda Roupa Nova e outros. As organizadoras do festival as professoras Leila Maria Oliveira de Pádua Andrade e Sílvia Maria Oliveira Soares Maia aguardam com entusiasmo a noite de apresentação do Canta FESP. “A colaboração às escolas por meio do ator Pedro Silva vai contribuir muito para a apresentação desse ano. Era um sonho nosso dar esse apoio para as escolas e nesta edição conseguimos”, disse Leila.

A entrada no Festival de Interpretação é gratuita e no segundo semestre a FESP realiza também Festival de Composição, para canções inéditas. O sucesso dos festivais é tão grande que antes mesmo de ser divulgado o edital do Festival de Composição a assessoria de comunicação da FESP já está recebendo e-mails de interessados procurando por informações. O Projeto Canta FESP é um incentivo à cultura, ao lazer e ao conhecimento da história musical brasileira.

Confiras as escolas participantes e as músicas que serão apresentadas

E.E. Lourenço de Andrade – Segredos (Frejat)
E.E. Nazle Jabur – Foi Deus quem fez você (Luiz Ramalho)
Colégio Del Rey – Redescobrir (Gonzaguinha)
E.M. Engº. Jorge Oliva (Itaú de Minas) – Jorge da Capadócia (Jorge Bem Jor)
E.E. Nossa Senhora da Penha – Ovelha Negra (Rita Lee)
Colégio Status – Dancing Days (Nelson Motta)
Cesec Dona Emília Leal – No meu coração você vai sempre estar (Ed Mota)
Colégio São Francisco – Sapato Velho (Roupa Nova)
E. E. Júlia Kubistchek – Sina (Djavan)
E. E. Tancredo de Almeida Neves – Que país é esse? (Renato Russo)
E. E. Dom João VI (Alpinópolis) – Tocando em frente (Almir Sater)
Colégio Imaculada Conceição – Tão bem (Lulu Santos)
E. E. Deus Universo e Virtude – Um dia de domingo (Michel Sulivan e Paulo Massadas)
E. E. Modesto Antônio de Oliveira (Capitólio) – Wave (Tom Jobim)
Colégio Tiradentes – Jeito de Mato (Mauricio Santini e Paula Fernandes)
ETEP (Escola Técnica de Passos) – All Star (Nando Reis).

Fonte: Agência Escola