O karateca patrocinado pela FESP Márcio Monteiro Magalhães, ao centro, com o presidente da FMK João Carlos de Godói e o presidente da Delegacia Regional SSMK (Sul-Sudoeste Mineiro de Karatê) Rovilson José do Nascimento com o documento que regulamenta o circuito.

O karateca e educador físico patrocinado pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG), Márcio Monteiro Magalhães está coordenando a organização da Primeira Etapa do Circuito Regional de Karatê que acontece neste domingo (15) no Ginásio de Esportes do Clube Passense de Natação (CPN).

O circuito é promovido pela Federação Mineira de Karatê (FMK) e contará com um grande número de participantes de toda a região. O incentivo ao esporte promovido pela FESP procura atender à comunidade regional com a promoção da qualidade de vida e saúde.

Márcio Monteiro Magalhães, organizador do evento e esportista da FESP, é técnico da seleção mineira de karatê. A competição está marcada para iniciar as 9h30 mas a partir das 8h30 haverá a concentração de atletas e a conferência das chaves. A abertura oficial acontece às 9h.

Todos os clubes e atletas que vão participar são filiados à FMK e as classificações somam pontos no ranking geral. Cada clube ou escola vai participar da abertura com um banner ou bandeira da entidade que representa.

São esperados cerca de 300 atletas e como afirma Márcio as regiões do sul e sudoeste mineiro estão envolvidas e amigos karatecas sanseis (descendentes de japoneses) já confirmaram presença. “A organização foi bem executada e iremos recepcionar os participantes com grande motivação. O apoio da FESP é muito importante e a parceria com o CPN devido à boa estrutura que o clube oferece como ginásio, tatame de excelente qualidade e o painel eletrônico, que é um sistema inédito na cidade de Passos, vai contribuir para a boa realização da competição. Os atletas ficarão alojados no clube”, informou Márcio.

O torneio será realizado nas categorias kata e kumite. Nas categorias até faixa verde serão disputados katas básicos do estilo e um livre nas disputas por medalhas. Nas categorias faixa roxa a preta serão seguidas as regras da WKF (World Karate Federation), CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e FMK (Federação Mineira de Karatê). Nas categorias de kumite também serão seguidas as regras dessas entidades.

Um dia antes do torneio, no sábado (14), acontecerá um curso de arbitragem ministrado pelo presidente da FMK João Carlos de Godói e pelo diretor técnico da FMK José Benedito Bressani. Márcio destacou que como é um curso importante todos que trabalham com o esporte estão convidados. “É muito importante para os mestres e professores participarem do curso para um conhecimento maior das regras e para os atletas também ficarem por dentro e executar melhor seus combates”, destacou Márcio.

Fonte: Agência Escola