Aula Magna FACOMP

O momento principal da Aula Magna foi a discussão acerca das redes sociais e redes sociotécnicas na internet como ferramentas de comunicação. De acordo com o professor João Henrique, a hipermídia - conjunto das chamadas mídias on-line - possui o diferencial de oferecer uma gama enorme de formatos.

Ele citou o evento "Social Media Week" que aconteceu na semana do dia 8 de fevereiro em todo o mundo, com discussões de pessoas interessadas no assunto das redes sociotécnicas. "Tivemos três grandes transformações importantes na história da comunicação humana que foram: a invenção da escrita (século V a.C), a invenção do sistema de impressão de Gutenberg (século XVI) e o advento da internet e das redes tecnológicas (séculos XX e XXI). Com isso, a comunicação humana é transformada. O jornal impresso não vai deixar de existir, mas vai haver uma transformação em seu formato", destacou João Henrique.

As mídias online, segundo o professor, apesar de serem inovadoras são pautadas pelas mídias tradicionais, como rádio, TV e jornal. Mesmo havendo um grande espaço democrático de disseminação da informação, conforme pesquisas apresentadas por João Henrique, existem quatro grandes grupos em que se concentram a mídia on-line sendo eles: UOL, Terra, IG, Globo.com e Google.

"Parabenizo a Facomp por essa iniciativa da Aula Magna e sempre fui e sempre serei um parceiro da instituição. Debater as redes sociotécnicas em cursos de Jornalismo e Publicidade é de fundamental importância para que o aluno tenha contato com a nova realidade que vai trabalhar", avaliou o palestrante.

Os estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade, que estão antenados com a nova realidade midiática, elogiaram a palestra e destacaram a boa escolha e relevância do tema proposto. "A palestra me trouxe uma nova análise sobre o uso das mídias sociotécnicas. Elas vão além de simples ferramentas de relacionamento, podem ser utilizadas para a divulgação, para disseminação de notícias", comentou o estudante do 5º período de Jornalismo Allan Thales que contou ainda que utiliza as redes para se informar sobre temas que considera interessantes e também como ferramenta de trabalho para publicar os materiais que produz.

O estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda, Allan Françozo Dutra também considerou a palestra produtiva que informou claramente o que é estar presente tanto numa agência de publicidade como nos outros setores da profissão e comentou sobre a transformação que a Comunicação Social vem passando com o advento da cibermídia: "A evolução das mídias sociotécnicas pode ajudar muito na divulgação de trabalhos, é muito fácil você publicar um curta metragem de produção própria e fazer o mundo inteiro assistir pelo YouTube. Penso que futuramente as pessoas que utilizam das redes para mostrar trabalhos, ou até participar interativamente com empresas, podem ter uma certa admiração por usá-las profissionalmente e usar como um trabalho para a vida inteira".

Fonte: Agência Escola