Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Entre os dias 09 e 13 de março, os Centros Acadêmicos Vladimir Herzog (Curso de Jornalismo), SOPPRO (Curso de Publicidade e Propaganda), Zuzu Angel (Curso de Design de Moda) e a Associação Atlética Audaciosa promovem a Semana de Recepção para os novos estudantes do Bloco 06 da Unidade Passos.

A programação conta com diversas atividades para promover a integração entre os discentes calouros e veteranos. “Sabemos o quanto o ingresso na universidade pode fazer com que nos sintamos perdidos e deslocados, e não queremos que nossos calouros passem por essa situação”, afirma a Presidente do C.A Vladimir Herzog, Julia Evellin Silva de Jesus. 

O Diretor de Eventos do C.A SOPPRO, Lucas Francisco Maia de Lima, complementa que, “o foco principal é apresentar o espaço da universidade para os calouros já dando uma introdução sobre a Uemg”.

Os C.As de Publicidade e Propaganda e Jornalismo criaram um Manual com orientações sobre os procedimentos da Universidade, dados da Unidade e informações relacionadas à cidade de Passos. O objetivo é fazer com que os calouros se sintam mais confortáveis e conheçam mais sobre o ambiente em que irão conviver durante a vida universitária. 

Link do Manual de Sobrevivência do Calouro: http://bit.ly/manualdocalourouemg 

 



Texto – Leticia Pereira 

Imagens – Wevertton Alencar 

Estagiários da Redação Agência Escola

A Universidade aberta para a Maturidade (UNABEM) comemorou nesta terça-feira, 10 de março o Dia Internacional da Mulher. O evento contou com palestras, cantoria e diálogos acerca da experiência feminina em nossa sociedade e, sobretudo, do poder de fala que a mulher conquistou ao longo do tempo.  

O dia foi utilizado para relembrar a luta da mulher ao longo da história, reforçando o verdadeiro sentido do dia 8 de março, o qual, ao longo do tempo, foi se perdendo. Segundo a secretária da UNABEM, Bruna Lopes, as mulheres são maioria entre os alunos do projeto, então há diversas realidades, inclusive de mulheres que já passaram por situações de violência resultante da sociedade na qual vivemos.

“Antes a gente não podia dizer não, era sim, sim e abaixava a cabeça”, relatou Divina Maria de Oliveira Dias, aluna da Universidade aberta. 

“Eu ministro a aula de memórias e registros e acabo coletando várias informações sobre situações que, muitas vezes, elas passaram e não perceberam que estavam sendo submetidas a uma situação de machismo. Por isso a importância desse dia, para que elas repensem e passem para as pessoas que não estão aqui a relevância do dia da mulher para entender a luta feminina e de como devemos lutar pelos nossos direitos”, explicou a secretária, Bruna Lopes. 

Ainda de acordo com Bruna, as alunas se sentem na liberdade de ter o seu local de fala respeitado. Por isso, nas aulas ministradas no projeto é trabalhado a questão da oratória, para que elas entendam as opiniões, o que elas sentem e as vivências. 

“Foi uma surpresa esse momento em comemoração ao dia da mulher. Foi importante para mostrar que hoje nós temos voz ativa, estamos vencendo, tendo o nosso espaço, podendo falar não: Eu não quero, eu não vou. Na verdade, eu sempre fui assim. Sabe o feminismo, eu sempre fui feminista. O namorado falava não corta o cabelo, aí que eu cortava bem curtinho. Até hoje eu sou assim, meu marido mora na roça e eu moro aqui. Não quero morar lá, então por que eu vou?”, afirmou descontraída Idair Marques de Arantes, aluna da UNABEM. 

Na comemoração ocorreu, também, o lançamento do Festival de Poesia 2020, que terá como o tema “Mulher”, além disso, aulas de capoeira da UNABEM terão início nesta quinta-feira, 12, às 16:30 com o mestre Tadeu.  



 

Assessoria de Comunicação UEMG

O clima no Auditório Juscelino Kubtischek da Cidade Administrativa, ontem (11) à tarde, era de entusiasmo. Em cerimônia de posse realizada no local, marcaram presença a maioria dos 256 professores nomeados recentemente pelo governo do estado após aprovação em concurso público da UEMG para o cargo de Professor de Educação Superior.

Muitos estiveram acompanhados de familiares para a assinatura do termo de posse e obtenção dos documentos necessários ao início das atividades nas Unidades Acadêmicas de destino – atuarão pela UEMG nos municípios de Carangola, Campanha, Cláudio, Diamantina, Divinópolis, Ibirité, Ituiutaba, Frutal e Passos. Ao final, as turmas de cada edital do concurso foram chamadas ao palco para receber os cumprimentos da gestão da Universidade, e para a realização do registro fotográfico do momento.

Diante da secretária em exercício da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Luísa Cardoso Barreto, do subsecretário de Articulação Institucional, da Secretaria de Governo (Segov-MG), Samir Carvalho Moysés, e da presidente da Associação dos Docentes da UEMG (Aduemg), Simone Medeiros de Carvalho, a reitora da UEMG, Profa. Lavínia Rosa Rodrigues, saudou os novos professores efetivos da Universidade: “Vocês nos inspiram a caminharmos juntos para consolidar a instituição, que abre suas portas para, juntos, continuarmos trabalhando na diminuição das desigualdades sociais e regionais, abrigando uma particular diversidade cultural e pluralidade de ideias”.

Em seu momento de fala, Luísa Barreto enalteceu a vocação nobre do serviço público: “Assumimos essa posição pela vontade de servir à população, de causar mudanças, de fazer a diferença. O serviço público às vezes é ingrato, as mudanças frequentemente não vêm tão rápido quanto a gente gostaria, mas a nossa entrega é muito relevante”, comentou a secretária em exercício durante a mesa de abertura, que contou ainda com a presença da reitora da UEMG, do vice-reitor, Profe. Thiago Torres, e dos pró-reitores Fernando Sette Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças), Magda Chamon (Pesquisa e Pós-Graduação), Michelle Rodrigues (Ensino) e Moacyr Laterza Filho (Extensão).

A efetivação dos concursados representa movimento importante no contexto geral da Universidade, ao ampliar para 54% o número de professores de carreira dentro da instituição, que passa a contar com 845 profissionais com essa modalidade de vínculo.



 

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Grupo de Estudo e Pesquisa Discurso Mulher e Mídias, DISMUMI, surgiu em 2015, fundado pela docente e coordenadora do curso de Letras/Português da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos, Michelle Aparecida Pereira Lopes.

 “Na UEMG, sempre senti falta de reuniões desse tipo, especialmente na área de Letras, nas quais pudéssemos fazer leituras teóricas para discuti-las depois; por isso, ao me tornar professora orientadora de projetos de Iniciação Científica, decidi fundar o meu próprio grupo”, comenta Michelle.

Durante os três primeiros anos, o DISMUMI teve encontros informais, entre a Professora Michelle e seus estudantes, apenas. No entanto, em 2018, a docente, registrou o grupo no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e em 2019 passou a divulgá-lo entre os discentes de toda a Unidade. Neste ano, os encontros acontecem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 17h15min às 18h45min, na sala 208, do Bloco 01.

“O maior objetivo do grupo é problematizar a produção de sentidos sobre as mulheres em nossa contemporaneidade. Contudo, tenho muita consciência de que toda problematização só pode vingar se houver um bom estudo teórico que possa embasar a pesquisa que será realizada. É da teoria que nos dispomos a estudar que vem a sustentação de uma pesquisa possa ser desenvolvida por um membro de nosso grupo”, pontua a professora.

Qualquer pessoa seja estudante da UEMG-Passos, ou não, pode participar do grupo. Para isso, é necessário enviar um e-mail para michelle.lopes@uemg.br  informando o interesse. Após este procedimento, o interessado receberá resposta de confirmação e poderá comparecer nos encontros.

“O ideal é que o interessado em participar esteja disposto a fazer as leituras propostas para que, assim, possa participar das discussões com mais afinco; costumo brincar que o grupo não é para bater papo, não é lazer, mas sim espaço de aprendizagem e por isso, também exige dedicação e compromisso”, conclui a professora.



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  outubro 2020  >>
seteququsedo
2829301234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678