Dilson Gomes – Estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

A Semana de Pedagogia aconteceu na UEMG Passos entre os dias 07 e 11 de outubro, a organização do evento foi realizada pela equipe do Centro Acadêmico Macaé Evaristo. A proposta das atividades é fomentar a discussão sobre conhecimentos científicos da área de educação e promover a interação entre a Universidade e a comunidade a partir da extensão universitária.

“A realização da Semana é importante para os alunos já que, a partir do contato com outros profissionais, seus horizontes de formação são ampliados”, afirma o coordenador do curso de Pedagogia, Adelino Francklin.

Neste ano a Semana Acadêmica trabalhou com a temática, Pedagogia e suas possibilidades na atualidade. Interdisciplinaridade, Psicomotricidade, Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais foram abordadas nas diferentes oficinas disponibilizadas na programação do evento.

“Ao longo da semana, tivemos palestras sobre a abordagem Pikler, sobre os domínios cognitivos e o papel do mediador, sobre o currículo referência de Minas Gerais e também sobre educação especial”, conta o coordenador. No cronograma também teve destaque a Oficina Brinquedoteca e o Evento Cultural produzido pelo Projeto Estudando e Capoeirando Rabo de Arraia (PECRA) em parceria com o Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim.

“Achei que os assuntos das palestras foram bem escolhidos de acordo com o tema da Semana, Pedagogia e suas possibilidades na atualidade. A palestra que considerei mais interessante foi Ele não tem língua, não ouve, não fala, não lê e não escreve. O que pode um pedagogo?”, comenta a estudante e membro do Centro Acadêmico Macaé Evaristo.

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Entre os dias 07 e 11 de outubro o Centro Acadêmico Márcio Nalini promoveu a XVIII Semana do Serviço Social, neste ano o evento desenvolveu a temática “As Interfaces do Serviço Social”. As atividades abordaram assuntos relevantes para o cotidiano profissional, enfatizando também a interação entre os estudantes de todos os períodos do curso.

O Colegiado do Curso de Serviço Social da Unidade Passos foi parceiro na realização do cronograma de palestras e minicursos.  “A Semana tem um espaço já consolidado junto à comunidade acadêmica interna e externa para discutir as expressões da questão social ao qual atua o assistente social. Interfere não só os usuários, como em toda a sociedade. Por isso, devemos conhecer e discutir o assunto para traçar estratégias de enfrentamento”, conta a coordenadora do curso, Claudia Souza.

Além de abordar temáticas como; Interprofissionalidade na área de Saúde Mental, Regressão dos Direitos Trabalhistas, o evento contou com uma abertura de destaque, onde aconteceu uma apresentação artística dos estudantes do curso de Educação Física.

“Esses debates da Semana agregam ao que estamos pensando e discutindo e, à medida que isso acontece, novos horizontes são traçados, novas coisas são levadas ao curso e damos outros rumos para as disciplinas e para as nossas conversas, o que é extremamente relevante”, conclui Amabile Passos, Presidente do Centro Acadêmico Márcio Nalini, do curso de Serviço Social.

<<  outubro 2019  >>