Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG - Passos

O Coordenador do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, Samuel Ponsoni, publicou recentemente artigos em duas revistas internacionais, a Global Journals e a Discurso & Sociedad (D&S).  A carreira acadêmica do Professor Samuel iniciou-se em 2004, durante sua graduação em Letras Português/Inglês. “Fiz mestrado, doutorado e pós-doutorado no campo da Linguística, embrenhando-me em um domínio chamado de Análise do Discurso (AD), ou Escola Francesa de Análise do Discurso”, comenta o docente.

Os artigos acadêmicos foram publicados na plataforma internacional Global Journals, que engloba países como Estados Unidos, Reino Unido e Índia, e também na Revista Discurso & Sociedad (D&S), ligada ao Centre of Discourse Studies, de Barcelona.

Na primeira publicação, Samuel ressalta que o artigo foi escrito juntamente com seu ex-orientador de Mestrado e Doutorado, Roberto Baronas, e outra orientanda, Tamires Conti.  “Neste texto, conseguimos explicar que, ainda que ligadas às referências estrangeiras, as teorias discursivas brasileiras têm bases teóricas, metodológicas e de escopo de atuação muito peculiares, as quais, inclusive, colocam em movimento de formulação e reformulação de pensamento as próprias referências teóricas linguísticas nas quais se associam as teorias discursivas, baseadas principalmente na América do Norte e na Europa”, relata.

Já na segunda publicação, realizada em conjunto com o professor Baronas e uma amiga de pós-doutorado, Julia Costa, tratou de um dossiê especial, intitulado “Eleições presidenciais brasileiras de 2018 - O retorno de um alhures intolerante ao poder: Leituras discursivas sobre as eleições brasileiras de 2018”, que trata sobre o fenômeno social, político e de linguagem das eleições brasileiras para presidência, analisada por diversos pesquisadores sob o prisma teórico-metodológico de teorias de Discurso.

Fabiana Dias de Lima – Estudante de Jornalismo

Assessoria de Comunicação UEMG Passos

A Semana Acadêmica de História aconteceu entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro no Bloco 01 da UEMG - Unidade Passos. O evento com o tema “Debates e Fluxos da História na Atualidade” contou com diversas palestras, oficinas e minicursos para os estudantes.

“Buscamos ampliar o debate histórico dentro da Universidade, trazendo profissionais da área ou de áreas que dialogam com o conhecimento histórico. Trazendo debates recentes que perpassam o conhecimento histórico e nossa atualidade”, conta a professora Bruna Campos Gonçalves.

O Centro Acadêmico do Curso de História, C.A. Dandara dos Palmares, promoveu a Oficina Iniciação Científica – Normas Básicas e Procedimentos Para Desenvolvimento de Pesquisa Acadêmica. “Gostei muito da oficina com o professor Sérgio Campos Gonçalves, porque o assunto Iniciação Científica é algo do qual eu estou muito interessada”, comentou a aluna do 2° período, Mariana Gabriela Borges Matos da Silva.

Todo o evento foi organizado por uma comissão formada por professores e alunos, a programação disponibilizou várias opções de atividades, entre elas, a apresentação do coral da Universidade Aberta Para Maturidade (UNABEM) e o Minicurso sobre História da Arte.

Redação Agência Escola - Debora Ferreira Leite – Jornalismo  8º período

Terminaram na quinta-feira (3) as comemorações do dia do idoso promovidas pela Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM). As atividades estão acontecendo há cerca de um mês, com o intuito de, além de proporcionar momentos de recreação aos alunos, conscientizar a população acerca da importância da pessoa com mais de 60 anos.

A idealizadora da UNABEM, Leila Suhadolnik, explica um pouco mais sobre a programação. “Em comemoração ao dia nacional do idoso, 27 de setembro, e ao dia internacional do idoso, 1 de outubro, realizamos oficinas, dança, passeios na praça e afins, para poder comemorar e chamar atenção do poder público para essa porcentagem da população que anda crescendo muito, e que precisa de atividades de educação para ter uma vida de qualidade”.

Para finalizar as comemorações, a programação do último dia foi contemplada com o coral da UNABEM, palestra sobre memória, oficinas de higienização facial, de bordado, flauta e dobradura. Também ocorreu a premiação dos alunos ganhadores da campanha de arrecadação de doações, projeto idealizado para ajudar duas instituições carentes da cidade, a Creche Monsenhor João Pedro e a Cantina Bernadete. Aqueles que conseguiram arrecadar a maior quantidade de doações foram premiados com medalhas.

A palestrante, Bruna Campos Gonçalves, atua no campo de histórias e memórias, e levou para os alunos um pouco de seu conhecimento. Ela fala explica de que maneira passou o conteúdo para os alunos. “Eu tentei trazer de uma forma mais dinâmica, justamente por causa do público, essa questão da memória e como eles têm muita referência de memória. Eu tentei dialogar com eles a respeito do que seria a memória social e a memória biológica.”

De acordo com Leila, essa comemoração acontece há 13 anos, desde o início do Programa  UNABEM e pretende continuar. A aluna Salomé relata sua experiência. “Eu estou achando muito bom participar dessas atividades, porque nem todo mundo se lembra do idoso, raramente as pessoas se voltam suas atenções para nós e somos muito importantes para vocês, porque já vivemos bastante e temos muito conhecimento para passar”.

<<  outubro 2019  >>