Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

Entre os dias 18 e 20 de setembro, a coordenadora do Curso de Educação Física Licenciatura, Cláudia Arouca Queiroz e o coordenador do curso de Educação Física Bacharelado, Marcelo Campos Machado, que também é Conselheiro Regional de Educação Física, participaram do VIII Seminário de Educação Física e Ensino Superior, promovido pelo CREF6, em Belo Horizonte.

No evento, foram abordados temas como a Lei que regulamente as atividades de estágio, certificação profissional, diretrizes curriculares, estre outros tópicos de relevância para os profissionais da área.

“A experiência deste evento é sempre enriquecedora, uma vez que 75% dos coordenadores das IES estavam presentes no evento. A troca de experiência, a aproximação do Conselho Regional de Educação Física e Instituições de Ensino Superior é fundamental para o fortalecimento e crescimento profissional”, pontua Cláudia.

Gustavo Costa Araújo – Estudante de Jornalismo

O Centro de Memória Social e História Natural (CMSHN) da UEMG Unidade Passos conta com Reserva Técnica, abriga um acervo de diversas peças e de material bibliográfico que dizem respeito à história do Sudoeste Mineiro. O Projeto é coordenado pelo Professor Sérgio Campos Gonçalves, docente do Curso de História, a equipe ainda conta com uma equipe de estagiários, formada pelos discentes Ivon Gonçalves, Fábia de Melo, Taís Garcia e Mariana Borges.

“Os objetos mais interessantes em minha opinião, são os fósseis que obtivemos a partir de doações de professores. Observo neles uma reação de interesse maior por parte dos visitantes, dentre eles crianças, jovens e adultos, os quais consideram o fóssil como o item mais valioso do Centro”, comenta  Ivon Júnior.

O horário de funcionamento do CMSHN acontece entre 08h e 12h de segunda a sexta-feira, no Bloco 06. Este ano, além de contar com o espaço reservado à Reserva Técnica, o Centro inaugurou um novo espaço, onde funciona o Escritório Administrativo.

“Além de prestar um serviço ao Patrimônio Cultural, o Centro de Memória Social e História Natural oferece treinamento para alunos do curso de História interessados em aprender sobre manejo de acervos e fomenta atividades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma Sérgio Campos.

O projeto também desenvolve as habilidades dos estudantes envolvidos, trabalhando questões importantes para a formação profissional. “É por intermédio do Centro de Memória, que tive minhas primeiras experiências com estudantes da 3° série do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio”, frisa o estagiário Ivon. Para a realização de agendamentos de visita ao Centro, os interessados podem entrar em contato com a equipe do Centro pelo e-mail laboratoriohistoria.uemgpassos@gmail.com.

Gustavo Costa Araújo – Estudante de Jornalismo

Entre os dias 23 e 27 de setembro aconteceu na UEMG Unidade Passos a II Semana Acadêmica do Curso de Física, o evento contou com vários minicursos e palestras, as atividades aconteceram no Bloco 05.

“O evento é extremamente importante para adicionar conhecimento aos nossos alunos e a comunidade em geral, além de observarmos a diversidade das áreas de atuação do físico, também analisamos o curso de física licenciatura no âmbito nacional”, afirma a Coordenadora Marcelle Beltrão Bedouch.

A programação teve como objetivo abordar temas relacionados ao mercado de trabalho, didática e análise de experimentos. O curso de Licenciatura em Física forma profissional capacitado para lecionar no Ensino Médio, além de proporcionar continuidade acadêmica aos estudantes, que podem realizar especializações e outras formas de pós realizando cursos de pós-graduação, etc.

“A Semana da física é um objeto de divulgação e valorização do curso, uma vez que os cursos de licenciatura estão muito desvalorizados em todo país. Sendo um meio de comunicação entre vários cursos participantes e cidades, além de mostrar a nossa produção científica com os banners na sexta-feira”. Comenta a estudante do 6° Período de física licenciatura, Ana Cláudia Melo Santos.

Nesta terça-feira, 01/09, a Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM), realizou atividades recreativas em homenagem ao mês do idoso.

Os alunos foram contemplados com uma programação animada, com competição de dança, dardos desfile e karaokê.

As atividades continuam na quinta-feira, e todos os alunos podem participar.

<<  outubro 2019  >>