Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG Passos

 

No decorrer deste semestre, o 2º período de Agronomia está desenvolvendo um Projeto Experimental na Fazenda da UEMG Unidade Passos, a atividade acontece dentro do cronograma da disciplina Projeto Integrador, ministrada pela Professora Franciane Diniz Cogo, intitulada como “Projeto Integrador”.

“Os estudantes estão montando experimentos, pois, assim colocam em prática vários temas. É importante colocar na prática toda a teoria, porque, desta forma, você sai do papel e vai ao campo”, comenta a docente.

Os discentes realizam diferentes tratamentos no processo de plantio de mudas, acompanham o processo e diagnosticam alterações. “Quando estava no 2º período, não existiu a oportunidade de trabalhar em campo, foi uma inovação que a nossa orientadora trouxe para os alunos. Existe uma diferença considerável entre estar na sala de aula e estar no campo”, comenta o estudante Felipe Silva. O discente está no 6° período de Agronomia e acompanha a execução da atividade com a professora Franciane. 

Durante todo o semestre será realizado o plantio de vários legumes, verduras e hortaliças. Salsinha, beterraba, alface crespa, espinafre, alfafa, são alguns dos alimentos disponíveis na horta. “Devemos utilizar tratamentos diferenciados, com variedade em adubos. Realizamos cálculos para estipularmos as estatísticas e estamos fazendo um trabalho gradativo de observação, para acompanhar o crescimento”, relata a estudante do 2° período, Flávia Santos Moura.

“O trabalho prático é essencial para a formação dos estudantes, o contato direto que estes alunos desenvolvem com práticas de plantio, análises e outras atividades em campo, proporcionam aos discentes uma maior percepção sobre a atuação profissional”, afirma o Diretor Itamar Faria.



Gustavo Costa Araújo – Estudante de Jornalismo

             O Cursinho Popular Professor Pierluigi Piazzi tem como objetivo preparar os estudantes do Ensino Médio para provas de vestibular e ENEM. O projeto é orientado pela Professora Laíse Reis Silva Guedes, a estudante bolsista é a aluna do curso de Direito, Tâmera Laiz, do 8º período. As aulas tiveram início no dia 12 de agosto e estão previstas para acontecer até o dia 05 de dezembro.

            O projeto aprovado no Edital PAEX 2019/01, conta com vários professores voluntários, atualmente o cursinho tem 15 estudantes regulares, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no Bloco 06 da Unidade Passos. Os alunos atendidos têm acesso a um cronograma de aula que aborda várias disciplinas, Matemática, Português, Sociologia, Redação, Inglês, entre outras.

            “Eu busco por meio do curso, me capacitar para o Enem e vestibulares, para concorrer às bolsas, tenho gostado bastante das aulas, são bem didáticas, temos ótimos professores, que acima de tudo estão motivados em ensinar. O curso realmente satisfez o que procurava”, afirma o estudante regular do projeto, Matheus Antônio Alves dos Santos.

            No dia 19 de setembro, no Auditório 01 do Bloco 01, a equipe do projeto promoveu para toda a comunidade a palestra “Redação no ENEM e em Concursos”, que foi ministrada pelo Escritor Juarez Nogueira.

“O autor Juarez Nogueira tem amplo conhecimento sobre a temática, por isso foi abordado formas para escrever um bom texto, quais caminhos percorrer, o que não fazer, o que fazer e como fazer, deste modo, a palestra ampliou os horizontes e trouxe para o Cursinho uma oportunidade de interação com a comunidade”, comenta Tâmera.



 

Julia Moraes e Letícia Machado – Estagiárias da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Diretor da UEMG Passos juntamente com uma equipe de professores, funcionários e estudantes, realizou uma visita ao Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira, em São Sebastião do Paraíso, com o intuito de conhecer o local e realizar uma parceria de convênio para realização de estágios e desenvolvimento de projetos.

 Pensando na realidade de Passos, na nossa rede de atenção psicossocial, no caso de um surto, o paciente passense é encaminhado para o Gedor. Logo, acho interessante essa parceria para que nossos alunos tenham essa imersão, sobre o que é um hospital psiquiátrico, sobretudo após a reforma psiquiátrica”, comenta a docente Sandra de Souza Pereira que participou do encontro.

No encontro foram discutidas várias propostas de atividades multidisciplinares, envolvendo conteúdos de vários cursos de graduação disponíveis na UEMG Passos. A equipe da Universidade visitou todos os setores do Hospital, conhecendo todo o trabalho desenvolvido pela Instituição.

 “Com alunos dentro da instituição, você tem que se capacitar cada vez mais, se preparar para ajudá-lo, para melhorar o seu aprendizado. Ambos ganham. Tudo isso vai repercutir na qualidade do serviço o paciente”, comenta o Diretor Clínico Maurício Giubilei.

“A Universidade tem a proposta de trabalhar com toda a esfera de formação do estudante, o campo de estágio é fator primordial para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, apresentando para eles como funciona a aplicação dos conteúdos teóricos na realidade prática”, conclui o Diretor Itamar Faria sobre a reunião que aconteceu dia 09 de setembro.

 



Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O Núcleo de Pesquisa em Estatística Computacional (NECOMP) é voltado para atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo análise de dados. “O projeto beneficia os alunos que fazem parte, porque quando ingressam neste espaço, eles passam a assumir cargos e responsabilidades”, afirma O professor de Estatística da Uemg Passos e coordenador orientador líder do Núcleo, Luciano Ribeiro Galvão.  

O NECOMP está realizando suas atividades desde o primeiro semestre deste ano. Após o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos envolvidos no trabalho do Núcleo, o espaço se tornou aberto para análises e consultorias externas para os docentes e outros profissionais envolvidos nas mais diversas áreas.

O Núcleo cumpre as atividades de pesquisa de ensino e extensão realizando parcerias no desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, Artigos e Projetos, auxiliando na análise de dados. É composto por 21 alunos, sendo 08 membros da diretoria, definidos em eleições com cargos anuais, 4 professores e um profissional técnico externo. O NECOMP é certificado pela CNPq e segue diretrizes do diretório nacional dos Núcleos de Pesquisa.

“É um fator importante ressaltar que atendemos todos os cursos e estamos abertos a qualquer graduando que quiser fazer parte, os acadêmicos apenas devem ficar atentos a nossos processos seletivos. Também estamos abertos a parcerias para produção de trabalhos acadêmicos, cursos e treinamentos”, pontua Luciano.



 

Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação UEMG Passos

O projeto de extensão “Trabalhando o diálogo como forma de prevenção ao suicídio entre adolescentes”, aprovado no Edital PROINPE 01/2019, tem a coordenação da Professora da Unidade Passos, Sandra de Souza Pereira. O objetivo é de levar até as Escolas Públicas esta temática, despertando os alunos para a conscientização sobre o assunto, estruturando um espaço de diálogo, inspirando segurança para que todos possam expressar suas opiniões.

Todo este processo tem a participação de estudantes da UEMG Passos que participam do projeto.  “Temos o intuito de quebrar tabus em relação ao suicídio e promover um diálogo com os estudantes sobre os sentimentos, como identificar que uma pessoa está em sofrimento e o mais importante: como ajudar e quais serviços buscar”, conta Sandra.

Nos dias 12 e 13 de setembro, a Professora Sandra e os integrantes do projeto, Desirê Silva e Flávio Vieira, discentes do 2º período do curso de Enfermagem, e Thalles França, Psicólogo do CAPS AD, visitaram a sala do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek.

 “Cada participante obteve uma reação, um sentimento e uma conclusão. Falando de mim, só posso agradecer por ter me voluntariado neste projeto que me deu a oportunidade de transferir conhecimento quanto à prevenção do suicídio”, afirma a estudante Desirê.

 



Notícias por ANO e MÊS

Calendário de Noticias e Eventos

<<  novembro 2019  >>
seteququsedo
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678