Julia Moraes – Estagiária da Assessoria de Comunicação da UEMG Passos

No decorrer deste semestre, o 2º período de Agronomia está desenvolvendo um Projeto Experimental na Fazenda da UEMG Unidade Passos, a atividade acontece dentro do cronograma da disciplina Projeto Integrador, ministrada pela Professora Franciane Diniz Cogo, intitulada como “Projeto Integrador”.

“Os estudantes estão montando experimentos, pois, assim colocam em prática vários temas. É importante colocar na prática toda a teoria, porque, desta forma, você sai do papel e vai ao campo”, comenta a docente.

Os discentes realizam diferentes tratamentos no processo de plantio de mudas, acompanham o processo e diagnosticam alterações. “Quando estava no 2º período, não existiu a oportunidade de trabalhar em campo, foi uma inovação que a nossa orientadora trouxe para os alunos. Existe uma diferença considerável entre estar na sala de aula e estar no campo”, comenta o estudante Felipe Silva. O discente está no 6° período de Agronomia e acompanha a execução da atividade com a professora Franciane.

Durante todo o semestre será realizado o plantio de vários legumes, verduras e hortaliças. Salsinha, beterraba, alface crespa, espinafre, alfafa, são alguns dos alimentos disponíveis na horta. “Devemos utilizar tratamentos diferenciados, com variedade em adubos. Realizamos cálculos para estipularmos as estatísticas e estamos fazendo um trabalho gradativo de observação, para acompanhar o crescimento”, relata a estudante do 2° período, Flávia Santos Moura.

“O trabalho prático é essencial para a formação dos estudantes, o contato direto que estes alunos desenvolvem com práticas de plantio, análises e outras atividades em campo, proporcionam aos discentes uma maior percepção sobre a atuação profissional”, afirma o Diretor Itamar Faria.

Gustavo Costa Araújo – Estudante de Jornalismo

O Cursinho Popular Professor Pierluigi Piazzi tem como objetivo preparar os estudantes do Ensino Médio para provas de vestibular e ENEM. O projeto é orientado pela Professora Laíse Reis Silva Guedes, a estudante bolsista é a aluna do curso de Direito, Tâmera Laiz, do 8º período. As aulas tiveram início no dia 12 de agosto e estão previstas para acontecer até o dia 05 de dezembro.

O projeto aprovado no Edital PAEX 2019/01, conta com vários professores voluntários, atualmente o cursinho tem 15 estudantes regulares, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no Bloco 06 da Unidade Passos. Os alunos atendidos têm acesso a um cronograma de aula que aborda várias disciplinas, Matemática, Português, Sociologia, Redação, Inglês, entre outras.

“Eu busco por meio do curso, me capacitar para o Enem e vestibulares, para concorrer às bolsas, tenho gostado bastante das aulas, são bem didáticas, temos ótimos professores, que acima de tudo estão motivados em ensinar. O curso realmente satisfez o que procurava”, afirma o estudante regular do projeto, Matheus Antônio Alves dos Santos.

No dia 19 de setembro, no Auditório 01 do Bloco 01, a equipe do projeto promoveu para toda a comunidade a palestra “Redação no ENEM e em Concursos”, que foi ministrada pelo Escritor Juarez Nogueira.

“O autor Juarez Nogueira tem amplo conhecimento sobre a temática, por isso foi abordado formas para escrever um bom texto, quais caminhos percorrer, o que não fazer, o que fazer e como fazer, deste modo, a palestra ampliou os horizontes e trouxe para o Cursinho uma oportunidade de interação com a comunidade”, comenta Tâmera.

<<  setembro 2019  >>